https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/issue/feedRevista Saber Incluir2025-01-19T18:55:08-03:00Hector Renan da Silveira Calixtohector.calixto@ufopa.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Saber Incuir (RSI) é um periódico de publicação quadrimestral, voltada para a divulgação de textos inéditos na área de Educação, com foco específico na Educação Especial, na Educação Bilingue para Surdos e/ou na Inclusão de Pessoas com Deficiência. A revista publica artigos e resenhas, priorizando os campos citados e suas interfaces com outras áreas, tendo como eixo central a Educação. O seu projeto busca contribuir para a difusão do conhecimento sobre as temáticas descritas, assim como contribuir para o fomento de uma cultura de valorização de pesquisadores da região Norte e do fortalecimento do intercâmbio científico dessa região com as demais do Brasil e com outros países.</p> <p><strong>Ano de criação:</strong> 2023</p> <p><strong>Área do conhecimento:</strong> Educação Especial</p> <p><strong>e-ISSN:</strong> 2965-8950</p> <p><strong>Prefixo DOI: </strong>10.24065</p>https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2821Editorial2025-01-19T18:55:08-03:00Hector Renan da Silveira Calixtohector.calixto@ufopa.edu.brEleny Brandão Cavalcanteelenycavalcante@hotmail.comDaiane Pinheirodaianepinheiroufopa@gmail.com2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2820Capa e Ficha Técnica2025-01-19T18:51:03-03:00Revista Saber Incluirrevistasaberincluir@gmail.com2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2812AS CONSEQUÊNCIAS CURRICULARES DO APOIO TUTORIAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS PORTUGUESES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (ESTUDO DE CASO)2025-01-19T13:53:53-03:00Ernesto Candeias Martinsernesto@ipcb.ptAna Isabel Nogueira Ferreira ferreiraduarte543@gmail.com<p>O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho permite aprendizagem e inclusão dos alunos portugueses com necessidades específicas, usufruindo Apoio Tutorial. O escopo da metodologia qualitativa utilizada, na modalidade de estudo de caso, teve propósito compreender o contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte daqueles alunos num Agrupamento de Escola. É uma pesquisa exploratória (observacional, transversal, descritivo, analítico, interpretativo) assente nos objetivos: compreender significado do apoio tutorial; e caraterísticas do professor-tutor; identificar os conhecimentos dos sujeitos em estudo sobre o papel do professor-tutor; caraterizar as metodologias de intervenção desenvolvidas no apoio tutorial; compreender as vantagens do apoio tutorial no acesso ao currículo, por parte dos alunos; conhecer várias áreas de competências trabalhadas na tutoria. A amostra inclui 4 alunos, intencionalmente selecionados, beneficiadores ano letivo 2022-23 daquela medida normativa de suporte, respetivos pais, diretores de turma e coordenadora da equipa de apoio e educação especial. Recorremos às técnicas de recolha de dados: observação participante, não-participante e documental; entrevistas semiestruturadas; notas de campo. Submetemos os dados à análise de conteúdo, agrupando a informação relevante em categorias/subcategorias, interpretando-as na base da triangulação. Cumprimos os procedimentos éticos e legais da investigação. Os resultados confirmaram que a tutoria é mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens dos alunos com necessidades específicas, desde que seja ajustada, ponderada, estruturada e monitorizada. Verificámos que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo, numa compensação relacional, promoção de competências, adaptação ao currículo, num efetivo exercício autonomia e flexibilidade curricular.</p> <p> </p>2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2653DIFICULDADES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA2024-05-28T15:21:37-03:00HERMINIO TAVARES SOUSA DOS SANTOSherminio.tavares@ifpa.edu.brCYNTIA FRANÇA CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVAcyntiafranca2@gmail.comIVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRAnildeapoluceno@uol.com.br<p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa nas licenciaturas de universidades públicas e privadas que objetiva identificar dificuldades de professores e alunos na abordagem e no estudo da disciplina de Introdução à Libras nos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior. Uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, cujos participantes da pesquisa foram docentes e discentes dos cursos de licenciatura em pedagogia, matemática e física. Na primeira etapa da pesquisa foram analisadas as dificuldades de professores e alunos na abordagem e na aprendizagem da Libras nos cursos de licenciatura, cujos dados foram produzidos através de entrevista semi-estruturada; Na segunda, foi a elaboração de um caderno educativo como material de apoio para o aprendizado de Libras como segunda língua para ouvintes. Os resultados demostram que existem algumas fragilidades no processo de ensino aprendizagem da Libras, por isso a necessidade de produzir um material que pudesse auxiliar ao longo da disciplina.</p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Saber Incluirhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2662TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NO AEE2024-06-04T09:51:27-03:00Victor Souza Santosvictorsantos.educ@gmail.comCharles Maycon Almeida Motacmamota@uefs.br<p>Este estudo buscou compreender como as narrativas (auto)biográficas evidenciadas na carta narrativa da professora-colaboradora que desenvolve o Atendimento Educacional Especializado (AEE) reflete as práticas pedagógicas inclusivas, considerando os marcadores sócio-históricos que forjam as concepções acerca da centralidade das diferenças presentes na instituição escolar. Utilizou-se como método a Pesquisa Narrativa com enfoque biográfico-narrativo. Tomando como dispositivo de pesquisa uma carta reflexiva sobre experiências de vida-formação-profissão da docente colaboradora. O estudo contou com a participação de uma professora colaboradora. o presente estudo teve como perspectiva de análise o movimento compreensivo-interpretativo das narrativas. Os resultados evidenciam elementos consubstanciais que constituem a formação e a identidade da professora-colaboradora, sendo eles: a identidade docente, influências familiares, o contexto social e político, desafios profissionais e práticas pedagógicas voltadas para a inclusão.</p>2024-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Saber Incluirhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2813A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS BILÍNGUES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS SURDAS2025-01-19T14:36:58-03:00Bianca Aparecida Medeirosbianca.medeiros9641@gmail.comBianca Aparecida Medeirosbianca.medeiros9641@gmail.comLara Ferreira dos Santoslfsantos@ufscar.br<p>A presente pesquisa teve como objetivo discutir de que maneira ocorre o desenvolvimento da linguagem pela criança surda inserida no espaço escolar bilíngue, a partir do discurso de dois profissionais da educação bilíngue de surdos: instrutor surdo de Libras e professor bilíngue. Para tal, o estudo se propôs a utilizar uma abordagem qualitativa com estudo de caso, o qual foi realizado por meio de entrevista semi-estruturada <em>online</em> com dois profissionais da educação bilíngue; os participantes selecionados atuam na Educação Infantil, em uma escola com proposta de educação bilíngue para surdos, em um município de médio porte do interior de São Paulo. Os dados coletados foram transcritos e analisados, e apresentados em duas categorias: o desenvolvimento dos alunos surdos e as diferenças do trabalho entre professor bilíngue e instrutor surdo. Os resultados possibilitaram a compreensão da importância da atuação de ambos os profissionais no contexto escolar, cada qual com diferentes funções, visto que são fundamentais para o processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem, cultura e identidade da criança surda. Contudo, nota-se que há ainda desafios quanto à oferta de uma educação bilíngue de fato, bem como a falta de formação profissional específica, a desvalorização e insegurança profissional, e a clareza sobre seus papéis.</p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2814EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a formação de professores/as em foco2025-01-19T15:11:52-03:00Joaquim Melrojoaquimmelro@gmail.com<p>O conceito de educação inclusiva funda-se na implementação de uma escola que satisfaz a diversidade de necessidades educativas de todos/as os/as alunos/as, garantindo a formação de cidadãos participativos nos contextos em que atuam, o da escola incluído, constituindo-se, assim, num elemento-chave para a construção de escolas e sociedades mais justas e mais equitativa. Contudo, passar dos ideais às práticas nem sempre é simples nem linear. Significa reconhecer os/as professores/as como agentes da inclusão. Isso pode ser conseguido se estes agentes educativos tiverem acesso a processos formativos que os capacite para que possam responder à complexidade que configura a inclusão. As escolas devem afirmar-se como <em>locu</em>s de formação para a inclusão, desenvolvendo processos formativos que capacite os/as professores/as para melhor compreenderem e materializarem os princípios que configura a educação inclusiva. Urge que a formação de professores/as muna as escolas de ferramentas pedagógico-culturais que ajude os/as professores/as a ultrapassar dúvidas, receios e ceticismo face à implementação, nas práticas que apresentam, de uma educação mais inclusiva. Propõe-se um outro paradigma de formação que considere o trabalho dos/as professores/as como fundamental para o desenvolvimento flexível do currículo, afirmando a escola como espaço e tempo de reflexibilidade crítica, reconhecendo nos processos de formação de professores/as uma oportunidade única para a escola por em ação os princípios e práticas de uma educação inclusiva, em particular os que à educação dos/as alunos/as em situação de maior vulnerabilidade dizem respeito, de que os que necessitam de apoios educativos especializados são exemplo.</p> <p> </p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2815A INCLUSÃO COMO NECESSIDADE DO NEOLIBERALISMO E OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ESCOLA2025-01-19T15:26:48-03:00Carolina Pereira Noyaprofcarolnoya.ufsm@gmail.com<p>Esta escrita é uma escolha por assumir os riscos de colocar sob suspeita o que vem sendo produzido nos discursos oficiais a favor da inclusão escolar. É uma breve análise das recorrências discursivas de documentos oficiais que têm como centralidade a defesa da educação inclusiva. Toma os documentos oficiais como produtos e produtores de significados sobre a inclusão e a escola inclusiva, que operam na lógica do neoliberalismo como modo de vida. Buscando problematizar a inclusão como uma necessidade do neoliberalismo e seus efeitos nos processos de in/exclusão escolar, a analítica teve por inspiração os Estudos Foucaultianos em Educação, a partir do pensamento pós-estruturalista. Na sociedade neoliberal, é preciso governar a todos, de modo que todos tenham condições de participar do jogo colocado pela lógica da concorrência. Para concorrer é preciso estar incluído. Nesse cenário, é que defende-se um exercício de problematização, que faça suspeitar dos acontecimentos dados por naturais, tais como a superação da exclusão com o advento dos movimentos mundiais de inclusão escolar. E com isso, denunciar práticas escolares que, ao capturar a diferença, estão mais alinhadas com o sustentar da norma que exclui, do que de fato, estão ocupadas em investir em práticas escolares inclusivas.</p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2816INSTITUTO MÃOS DE OURO: o ensino de Libras para crianças surdas e ouvintes em Breves – Pará2025-01-19T15:42:09-03:00Fabrício Martins Balieirofabriciotj@hotmail.comCarina da Silva Motaprof.calsb@gmail.com<p>Este artigo apresenta as ações do Instituto Mãos de Ouro em Breves, Pará, voltadas para o ensino da Libras, com o objetivo de reduzir a marginalização de crianças surdas no acesso à educação. Além disso, analisa a importância da cultura e identidade surda na comunidade local, explorando a relação entre a cultura surda e a cultura ouvinte, e contextualiza os direitos das pessoas surdas ao longo do tempo. Essa população enfrentou a negação de direitos e foi historicamente controlada por aristocracias que não reconheciam suas necessidades. A falta de representatividade levou à formação de grupos que lutaram por direitos fundamentais, incluindo a valorização da língua de sinais, essencial para a comunicação e expressão da identidade surda. O estudo, com abordagem qualitativa e bibliográfica inspirada na etnografia, concentrou-se em estudantes surdos do Instituto Mãos de Ouro. A pesquisa utilizou métodos como observação participante, diário de campo e fotografias para coletar dados. Os resultados indicaram que os artefatos culturais dos surdos, como a língua de sinais e as artes visuais, não são adequadamente contemplados na escola analisada. Isso evidencia a necessidade de um olhar mais atento à inclusão e à valorização das expressões culturais surdas no ambiente educacional. O trabalho visa desmistificar paradigmas preconceituosos e promover uma compreensão mais ampla sobre a educação para surdos, ressaltando a importância de uma abordagem que respeite e valorize a cultura e identidade dessa comunidade.</p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2817PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: o papel do intérprete de Libras na mediação escolar2025-01-19T16:14:34-03:00José Valdir de Souza Limavaldir.lima73@hotmail.comAline Karina Barbosa da Silva Limaalinekbs.lima@gmail.com<p>Este estudo investiga o papel essencial do intérprete de Libras na inclusão de estudantes surdos no ensino regular, destacando sua atuação como mediador cultural e educacional. Além de traduzir conteúdos, o intérprete facilita a comunicação entre alunos surdos, professores e colegas ouvintes, promovendo a valorização da cultura surda e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa examina as políticas públicas, como a Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005, que regulamentam o uso da Libras no sistema educacional brasileiro. Embora essas políticas tenham contribuído para avanços significativos, ainda existem desafios, especialmente relacionados à formação continuada de intérpretes e sua integração no ambiente escolar. Estudos apontam que os intérpretes precisam de capacitação contínua para atuar como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, indo além da tradução linguística. O reconhecimento da cultura surda nas escolas é crucial para que a inclusão seja plena e respeite a identidade linguística dos estudantes surdos. O estudo conclui que a revisão dos currículos de formação de professores e intérpretes, com ênfase na educação bilíngue e na valorização da cultura surda, é fundamental para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Além disso, o fortalecimento das políticas públicas e o investimento na formação conjunta de intérpretes e professores são apontados como essenciais para o sucesso dessa inclusão.</p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2818REFLEXÕES SOBRE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO PARA PESSOAS SURDAS EM CONTEXTOS DE MIGRAÇÃO E FRONTEIRA2025-01-19T16:28:27-03:00Monique de Souza Limamonique.lima@ufrr.brThaisy Bentesthaisy.souza@ufopa.edu.brPaulo Jeferson Pilar Araújopaulo.pilar@ufrr.br<p>O presente artigo analisa e reflete sobre a migração de pessoas surdas venezuelanas, destacando a recorrente necessidade de tradução e interpretação comunitária no contexto da região de tríplice fronteira de Roraima, como forma de garantir os direitos linguísticos. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa inclui observação participante nas atividades organizadas pela extensão universitária. Os resultados indicam a urgência da formação de Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais para atuar nesse contexto, evidenciando a carência dessa formação no curso de Bacharelado em Letras Libras da Universidade Federal de Roraima.</p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/article/view/2819EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso da Tecnologia Assistiva em um ambiente computacional2025-01-19T16:34:57-03:00Taiane Abreu Machadoabreu.tam@gmail.comDéborah Sara Souza Santosdeborah_sara@outlook.comGlória Elizabeth Galindo Abreuelizabethgalindoa@gmail.com<p>O presente artigo tem como finalidade a reflexão sobre a inclusão educacional mediante a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) em um laboratório de informática, tendo com ênfase a aprendizagem dos educandos com necessidades educacionais específicas, considerando o contexto de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em Salvador-BA. Metodologicamente, é uma pesquisa básica, que objetiva explicar o tema de maneira qualitativa com cunho exploratório, baseando-se em uma análise bibliográfica e documental para discutir a temática, tendo como principal foco os documentos institucionais do CAEE. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar o uso da Tecnologia Assistiva (TA) na aprendizagem dos educandos que frequentam o ambiente computacional em um CAEE de Salvador-BA. Um diferencial dessa instituição é a presença de uma profissional Licenciada em Computação que atua como professora do laboratório de informática, sendo esta responsável por selecionar os recursos de TA utilizados pelos educandos no momento dos atendimentos. Na pesquisa fica evidenciado a importância dos recursos para auxiliar esses educandos no seu processo de aprendizagem, além disso, o uso da Tecnologia Assistiva torna o ambiente do laboratório de informática mais inclusivo. </p> <p><strong> </strong></p>2025-01-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025