Sobre a Revista

Foco e Escopo

Apesar do pouco tempo de existência dos cursos de Ciências Econômicas e de Gestão Pública de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), discentes e docentes dos referidos cursos têm apresentado trabalhos científicos
como artigos, resumos expandidos e resumos simples em encontros locais, regionais,
nacionais, e mesmo internacionais. Essas publicações resultam de participação em projetos de Pesquisa e/ou Extensão, resultados de atividades de disciplinas ou fragmentos de trabalhos de conclusão de curso. Parte desses discentes conseguiu ingressar em cursos de mestrado da própria instituição, e mesmo em outras universidades para além da região. Mesmo jovens, ambos os cursos estão avaliados pelo MEC com o conceito quatro.
No primeiro momento, a coordenação e a organização da publicação resolveram selecionar produções que contemplem as dinâmicas econômicas, sociais e políticas sobre o Baixo Amazonas-Pará. A referida região configura uma fronteira de expansão do grande capital, que tende a materializar práticas de acumulação primitiva do capital, onde predominam a expropriação, a espoliação e outras dimensões das violências físicas e simbólicas. O mesmo cenário pode ser analisado, ainda, a partir da angulação do desenvolvimento desigual e combinado.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.