INFLUÊNCIA DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO DISCENTE
Resumo
Conceber saúde direcionada a um indivíduo é saber, antes de tudo, como este raciocina com respeito a ela, para entender quais as regras determinantes de seu comportamento neste processo. O objetivo deste trabalho foi relatar a ressignificação no pensar discente ocorrido através de um projeto de extensão no campo da saúde. Para isto, utilizou-se do relato descritivo e reflexivo do discente em trabalho de extensão realizado no segundo semestre de 2015, tendo como cenário de prática extensionista a comunidade ribeirinha da Vila de Boim, inserida na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, cujo acesso somente pode ser realizado através de embarcação fluvial. Quando se trabalha a extensão em curso de graduação, a mesma tem a potencialidade de ligar o que está desconectado, ou seja, conectar a teoria ao mundo real como observado na fala deste discente “(...) Boim mudou a minha história e minha vida dentro e fora da universidade, aprendi principalmente que todas as disciplinas nos dão apenas embasamento para o que nos espera fora dela (...)” (Discente 2). É evidente o impacto e as diferentes intensidades produzidas nos envolvidos, gerando especificamente nos discentes, a desconstrução para posterior reconstrução da realidade a partir da nova percepção.
Palavras-chave: aprendizagem; extensão comunitária; educação em saúde; participação comunitária.