TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS HORA DA HISTÓRIA E CLUBE DA LEITURA NA CASA DE ACOLHIMENTO REVIVER
Resumo
Na perspectiva de Bronfenbrenner, o desenvolvimento é produto dos vários contextos dos quais a criança está e da relação entre esses contextos. Nesse sentido, é desejável, principalmente para crianças abrigadas, que haja uma forte interação dessas com ambientes externos ao abrigo. As oficinas da Hora da História e do Clube da Leitura estão inseridas dentro dessa proposta de ofertar interação para além do contexto de abrigamento, além de incentivar a leitura e criar possibilidades da formação de hábitos saudáveis. O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento do projeto “Hora da História no Abrigo Reviver” e sua evolução para “Clube de leitura na Casa de Acolhimento Reviver”. O período de realização dos projetos foi de 02 de setembro de 2013 até 18 de setembro de 2015 tendo sido realizadas 55 oficinas com média de uma hora de duração com o objetivo de propiciar ambiente rico de estímulos que auxiliassem no processo desenvolvimental dos abrigados. É necessário pontuar que a necessidade de ampliar o projeto deveu-se ao fato de agregar tanto o estimulo da leitura quanto ofertar conceitos sobre língua portuguesa. Portanto, os resultados evidenciaram não só o aumento de possibilidades saudáveis de desenvolvimento, mas também foi observado que os participantes frequentes além de desenvolver o hábito da leitura conseguiram estimular outros estudantes a participar de forma mais efetiva das oficinas, havendo maior comunicação e interação durante as conversações e dinâmicas.
Palavras-chave: desenvolvimento, estimulo e leitura.