CIÊNCIA NO PARQUE: DA UNIVERSIDADE PARA A COMUNIDADE

Autores

  • Naira Cristina Santos Lemos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Dávia Marciana Talgatti Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

O presente projeto objetivou divulgar o conhecimento científico produzido e aprendido na Universidade Federal do Oeste do Pará para a comunidade do município de Santarém-PA. O projeto foi realizado, primeiramente em duas escolas estaduais: 1. E.E.E.F.M. Almirante Soares Dutra e 2. Rio Tapajós, onde foram abordadas temáticas voltadas para Botânica/Ficologia. Para isso, um questionário com dez questões sobre o tema foi aplicado a 130 alunos do 3º ano do Ensino Médio e em seguida, uma aula expositiva-dialogada foi ministrada. Observou-se inicialmente, que 76% dos estudantes sabiam o que são algas, após a ação aumentou para 95%. Quando questionados sobre a importância ecológica das algas, 50% acertaram a questão, após a intervenção aumentou para 83%. Outra questão foi à denominação dada ao acúmulo excessivo de algas, causado geralmente por eutrofização dos corpos d’água, antes da intervenção 30% sabiam a resposta, após 76% acertaram a questão. Após a intervenção, por unanimidade todos acertaram a questão que ilustrava vários grupos de seres vivos e perguntavam quais pertenciam às algas. Nesta, antes da intervenção 61% dos alunos assinalaram a resposta certa, após a visualização prática dos organismos, 100% assinalaram corretamente. Outra intervenção foi realizada no Parque da Cidade de Santarém-PA. Nesta ação, foram expostos banners, caixas entomológicas e observação de materiais biológicos, através de lupas e microscópios. Foram entrevistadas 30 pessoas aleatoriamente, através de formulários semiestruturados, contendo dez questões gerais sobre o evento. Quando questionados sobre as instalações do evento, 97% dos entrevistados classificaram o local como ótimo. Quanto ao conteúdo e temas abordados, 97% consideraram ótimo.

Palavras–chave: conhecimento científico; divulgação da ciência; educação ambiental.

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Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos