COLABORAÇÃO NO PROJETO CICLO DE FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA

Autores

  • Hamilton Cunha de Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Juliane Conceição de Meireles Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

Este trabalho apresenta apontamentos sobre desafios encontrados na Universidade Federal do oeste do Pará, na formação de educadores para a educação básica, ou seja, na formação de professores que vão atuar no ensino fundamental e médio. Durante o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se a melhoria e qualidade de ensino dos acadêmicos da UFOPA, bem como a contribuição da formação inicial e continuada de futuros professores do curso de Matemática e Física. A metodologia adotada foi a realização de minicursos, para observar como se dava a aceitação dos participantes, e quais suas dificuldades acerca dos conteúdos vistos em sala de aula. Para a realização das atividades, foram utilizados três (3) critérios: Minicursos que apresentavam uma alta procura pelos acadêmicos; minicursos que buscassem suprir as carências encontradas nas disciplinas que os alunos iam cursar ou já tinham cursado e minicursos com metodologias em que os alunos se sentissem protagonistas do processo de conhecimento, ativos e participativos. Para análise do objeto de investigação do estudo foi realizado uma pesquisa, que se deu através de questionários, sobre a opinião e a avaliação dos participantes acerca da experiência ao participar das atividades propostas. Alguns dos minicursos ofertados, foram o de Cálculo (limite, derivada e integral), Geogebra, Introdução a estatística e outros. Os resultados mostram que os minicursos promovem a motivação dos alunos na aprendizagem dos assuntos e uma maior interação. Apresenta, assim, uma possível reconfiguração do espaço acadêmico, com base em uma prática de ensino de matemática, considerando assim, uma contribuição para a formação integral do discente.

 Palavras-chave: aprendizagem; desenvolvimento; formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos