EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA JOVENS INDÍGENAS: INFORMÁTICA BÁSICA, LEITURA, PROJETOS DE PESQUISA-AÇÃO NAS COMUNIDADES

Autores

  • Alceli Tapajós Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Crislaine Castro de Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Klyssia Cristhie Castro Gama Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Denize de Souza Carneiro Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

Apresentamos neste texto o desenvolvimento de um conjunto de atividades de extensão, realizadas no âmbito do plano de trabalho Educação inclusiva, informática básica, leitura e projetos de ação nas aldeias indígenas, que teve como propósito minimizar problemas enfrentados pelos indígenas no processo de ensino-aprendizagem e proporcionar maior interação entre universidade e comunidade, a partir da implementação de atividades, protagonizadas por indígenas, discentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). As ações foram realizadas à luz da estratégia metodológica da pesquisa-ação, com base em Thiollent (1994). Trata-se de diversas modalidades de atividades realizadas tanto na Ufopa/Santarém quanto nas aldeias/comunidades indígenas da região do Baixo Tapajós, Terra Indígena Munduruku e Terra Indígena Nhamundá-Mapuera/Trombetas-Mapuera. Os resultados foram bastante satisfatórios, beneficiando mais de 400 pessoas e colaborando para o aumento da autoconfiança acadêmica dos indígenas e para o fortalecimento cultural dos povos envolvidos.

Palavras-chave: Indígenas no ensino superior; inclusão social; pesquisa-ação nas aldeias.

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Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos