ACOMPANHAMENTO DA CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETOS DE AÇÃO AFIRMATIVA EM TERRAS INDÍGENAS

Autores

  • Gerciane Conceição Pinheiro Betcel Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Marília Fernanda Pereira Leite Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

Os discentes indígenas matriculados na Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, antes de entrarem em seus respectivos cursos passam por uma formação denominada de Formação Básica Indígena-FBI. Este plano de trabalho está atrelado ao projeto Cipó: Integrando ensino, pesquisa e extensão, coordenado pela professora Marília Fernanda Pereira Leite e visa acompanhar a construção e aplicação de projetos de Ação Afirmativa em comunidades/aldeias indígenas através desses discentes sob a orientação das proponentes do Projeto Cipó e com o apoio de professores lotados nos institutos dos quais os discentes pertencem. Os projetos de Ação afirmativa nas comunidades são uma resposta do comprometimento da Universidade com o retorno à comunidade com conhecimentos em desenvolvimento dos indígenas recém-ingressos pelo Processo Seletivo Especial Indígena-PSEI. Nesse sentido, várias ações foram necessárias para que as etapas de elaboração dos projetos de ação obtivessem êxito. Enquanto bolsista do projeto, contribuí nas discussões das ações, acompanhei, registrei os eventos realizados no âmbito deste plano de trabalho, elaborei e monitorei propostas juntamente à professora-orientadora. Ao longo da execução deste plano de trabalho vinculado ao Projeto Cipó, adquirimos resultados satisfatórios como a promoção e realização de atividades de Ações Afirmativa nas comunidades/aldeias; a construção de parcerias entre universidade e as comunidades dos discentes indígenas e, principalmente, o desenvolvimento à autonomia acadêmica e intelectual dos discentes indígenas no âmbito da pesquisa e a produção de conhecimentos frutos das relações interculturais entre os povos indígenas da Amazônia e a Universidade, tornando este trabalho significativo para a formação de qualidade dos discentes indígenas.

Palavras-chave: ação afirmativa; compromisso; processo seletivo; indígenas em formação.

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Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos