Reforma tributária no Brasil: uma necessidade inadiável
DOI:
https://doi.org/10.30810/rcs.v1i1.374Abstract
O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Isso se dá pelas inúmeras leis e regulações que tratam da matéria, o que torna a tarefa do contribuinte e do aplicador da lei bastante complicada. O desenvolvimento do país exige a reforma do sistema tributário. Não obstante, a incumbência de reformar o sistema é dolorosa, porque existem inúmeros entes federativos cujos governantes, em tempos de crise, sentem-se receosos de alterar o esquema atual, ante a eventual perda de receita que a mudança possa resultar. O problema é que o Brasil é uma das maiores economias do mundo e requer um sistema tributário mais compacto, que facilite a entrada de dinheiro no País e dê transparência ao cidadão, que só se sente à vontade de pagar tributos quando consegue visualizar o retorno do valor pago em serviços e obras públicas compatíveis com o dinheiro arrecadado. Proponho duas soluções: a descomplicação do sistema, a partir do englobamento de vários tributos em um só; e a diminuição do valor despendido pelo contribuinte para cumprir com as obrigações tributárias. A ideia do artigo é traçar um paralelo entre a solução que o autor entende mais adequada e as medidas que vêm sendo tomadas pelos Poderes Legislativo e Executivo acerca do tópico.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O envio do artigo para submissão deverá ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade do autor, conforme modelo abaixo:
REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
Revista do Curso de Pós Graduação em Ciências da Sociedade ICS/UFOPA
Declaração de Responsabilidade para publicação na Revista Ciências da Sociedade
(deve ser assinada por todas as pessoas relacionadas como autores)
Primeiro autor:______________________________________________
Título do artigo: ________________________________________
Nomes de todos os co-autores na ordem que aparecem no artigo:
________________________________________________________
1.Declaração de Responsabilidade – Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, na íntegra, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação enquanto estiver sendo considerada pela Revista Ciências da Sociedade, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. - Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
Assinatura de todos os autores
Licensing: CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0