Popularidade do futebol no Brasil: uma análise sociológica

Autores/as

  • Ricardo Cortez Lopes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30810/rcs.v2i3.624

Palabras clave:

futebol, cultura brasileira, afinidade eletiva

Resumen

Este artigo busca confrontar um traço cultural brasileiro (a admiração pelo esporte de origem britânica chamado de futebol) com uma literatura sociológica, buscando o que Weber denominou como "afinidade eletiva". A partir de uma revisão bibliográfica, procedemos a (a) traçar uma metodologia a partir da afinidade eletiva e (b) determinarmos as regras básicas de uma partida de futebol. Esses esforços desembocaram na montagem das nossas categorias de análise, a saber: Participantes, Autoridade e Bola. Em seguida, comparamos essas regras com a literatura sócio-antopológica, buscando apontar o modo como o jogo tem potencial de atrair desejos e interpretações sobre como acontece a dinâmica social brasileira.

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Biografía del autor/a

Ricardo Cortez Lopes, UFRGS

Licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

Lopes, R. C. (2018). Popularidade do futebol no Brasil: uma análise sociológica. REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, 2(3), 126–144. https://doi.org/10.30810/rcs.v2i3.624