Análise dos investimentos do PAC em hidrovias na Amazônia brasileira e sua relação com o escoamento da produção
DOI:
https://doi.org/10.30810/rcs.v4i7.1401Palavras-chave:
hidrovias, amazônia, investimentoResumo
A partir de uma
pesquisa descritiva quantitativa e da análise de correlação linear simples, buscase
analisar os investimentos financeiros do PAC na região Amazônica referente
à infraestrutura logística das hidrovias (terminais, corredores e hidrovias). Especificamente,
identifica-se o estágio das obras, além das áreas da Amazônia onde
os investimentos estão mais focados e, por fim, a relação entre o escoamento da
produção com o investimento. Dentre os principais resultados encontrados na
pesquisa, pode-se perceber uma moderada relação dos investimentos do PAC
em hidrovias com o escoamento da produção via navegação por interior.
Downloads
Referências
ACEVEDO-MARIN, R. E. Civilização do rio, civilização da estrada: transportes na ocupação
da Amazônia no século XIX e XX. Papers do NAEA (UFPA), Belém, 2004.
ARNOLD, J. R. T. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 1999.
ANA – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS/GEF – FUNDO PARA O MEIO AMBIENTE
MUNDIAL/PNUMA – PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE/
OEA – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Projeto de gerenciamento
integrado das atividades desenvolvidas em terra na Bacia do São Francisco. Brasília,
(Estudo Técnico de Apoio ao PBHSF, n. 08).
ANTAQ – AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. Anuário estatístico
aquaviário. Brasília: ANTAQ, [s.d.]. Disponível em: http://web.antaq.gov.br/Anuario2017/.
Acesso em: 5 dezembro 2018.
BARAT, J. Planejamento das infraestruturas de logística e transporte. Radar: tecnologia,
produção e comércio exterior, Brasília, p.10-13, abr. 2009.
BRASIL. Programa de Aceleração do Crescimento, 2018. Disponível em:
<http://www.pac.gov.br/pub/up/relatorio/d473dfcab55fe26e4d3fb91f3df17ccc.pdf>.
Acesso em: 05 Dezembro 2019.
BRASIL, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Amazônia Legal
– Base de Dados Espaciais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geocienciasnovoportal/
informacoes-mbientais/pedologia/15819-amazonia-legal.html?=&t=sobre.CONCEIÇÃO, J. C. P; CONCEIÇÃO, P. H. Z. Agricultura: evolução e importância
para a balança comercial brasileira. Texto para discussão. Instituto
de Pesquisa Econômica Aplicada – Brasília: Rio de Janeiro: IPEA,
<http://sitorio.ipea.gov.br/handle/11058/5228?mode=full>. Acesso em: 08 ago.
CONCEIÇÃO, J. C. P; CONCEIÇÃO, P. H. Z. Agricultura: evolução e importância para
a balança comercial brasileira. Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada – Brasília: Rio de Janeiro: IPEA , 2014.
FAJARDO, A. P. C. Uma Contribuição ao Estudo do Transporte Intermodal – Otimização
da Expansão Dinâmica das Redes Intermodais do Transporte de Soja Produzida no
Estado de Mato Grosso. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2006.
FEARNSIDE, Philip M. Desmatamento na Amazônia Legal brasileira: história, índices e
consequências. Megadiversidade, Belo Horizonte,v. 1, n. 1, p. 113-123, 2005.
FREDERICO S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola moderna no Brasil.
Revista Confins, n. 17, s/p, mar. 2013. Disponível em: <http://confins.revues.org/8153 >.
Acesso em: 27 abr 2019.
HIDALGO, Álvaro Barrantes. FEISTEL, Paulo Ricardo. Mudanças na Estrutura do Comércio
Exterior Brasileiro: Uma Análise sob a Ótica da Teoria de Heckscher-Ohlin. Est.
Econ., São Paulo, vol. 43, n.1, p.79-108, jan.-mar. 2013
———. IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Infraestrutura
Econômica no Brasil: diagnósticos e perspectivas para 2025 Livro 6 – Volume 1. 2010
———. IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Texto para discussão.
Ed. 1931. Rio de Janeiro: IPEA, 2014.
KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade.
ed. São Paulo: Aduaneiras, 2019.
MONTEIRO, Maurílio de Abreu; COELHO, Maria Célia Nunes. As políticas federais e
reconfigurações espaciais na Amazônia. Novos Cadernos NAEA, v.7, n.1, 2004.
MONTEIRO, Maurílio de Abreu; COELHO, Maria Célia Nunes; BARBOSA, Estêvão José
da Silva. Fronteira, corredores de exportação e rede urbana na Amazônia oriental brasileira.
GEOgraphia, v.13, n.26, p. 37-65, 2011.
——–.PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS. Disponível em:
http://dados.gov.br/. Acesso em: dez 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Regiane Leite Corrêa, Emanuela de Sousa Valentim, Ednéa do Nascimento Carvalho, Abner Vilhena de Carvalho
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
O envio do artigo para submissão deverá ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade do autor, conforme modelo abaixo:
REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
Revista do Curso de Pós Graduação em Ciências da Sociedade ICS/UFOPA
Declaração de Responsabilidade para publicação na Revista Ciências da Sociedade
(deve ser assinada por todas as pessoas relacionadas como autores)
Primeiro autor:______________________________________________
Título do artigo: ________________________________________
Nomes de todos os co-autores na ordem que aparecem no artigo:
________________________________________________________
1.Declaração de Responsabilidade – Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, na íntegra, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação enquanto estiver sendo considerada pela Revista Ciências da Sociedade, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. - Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
Assinatura de todos os autores
Licensing: CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0