O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA)

um olhar a partir do trabalho pedagógico com a identidade e a diferença como vetores de permanência e evasão escolar

Autores

  • Aline Santana Pureza Maciel UFPA
  • Alexandre Augusto Cals e Souza PPGCITI - UFPA
  • Orlando Nobre Bezerra de Souza UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30810/rcs.v4i7.1407

Palavras-chave:

medidas socioeducativas, diferença, identidade, escola

Resumo

O estudo faz uma abordagem a respeito do trabalho pedagógico com
a identidade e a diferença e a consequência desse trabalho na permanência
ou evasão de adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas (Liberdade
Assistida) no contexto escolar. Diante disso, nossos objetivos foram
analisar como as escolas desenvolvem suas práticas pedagógicas e curriculares
e compreender se estas tem levado em consideração a Identidade e a
diferença, refletindo como isso tem influenciado na permanência ou na evasão
daqueles em conflito com a lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Aline Santana Pureza Maciel, UFPA

Mestranda em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios do Programa de Pós Graduação em
Cidades, Territórios e Identidades-PPGCITI da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba/PA.

Alexandre Augusto Cals e Souza, PPGCITI - UFPA

Doutor em Educação pela PUC-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará,
trabalhando no Campus Universitário e Abaetetuba/PA. Atua como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação strito Sensu Interdisciplinar em Cidades, Territórios e Identidade-PPGCITI da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba/PA.

Orlando Nobre Bezerra de Souza, UFPA

Doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades
(PPGCITI) da Universidade Federal do Pará– UFPA no Campus Universitário de Abaetetuba/PA.

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Santana Pureza Maciel, A. ., Cals e Souza, A. A., & Nobre Bezerra de Souza, O. . (2020). O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA): um olhar a partir do trabalho pedagógico com a identidade e a diferença como vetores de permanência e evasão escolar. REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE, 4(7), 207–226. https://doi.org/10.30810/rcs.v4i7.1407