Socialização de conhecimentos e práticas extensionistas no Oeste do Pará: Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho
Resumo
A “Revista de Extensão da Integração Amazônica” surge como instrumento de comunicação e socialização de conhecimentos científicos e práticas extensionistas no âmbito de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Esta edição traz os resultados de trabalhos apresentados no I Salão de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, realizado no ano de 2015. São 30 artigos ligados às seguintes áreas temáticas: Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.
A extensão universitária é a principal forma de interação entre a universidade e diversos setores da sociedade, sendo uma via de socialização e democratização do conhecimento aos não universitários, por isso, é fundamental que as práticas extensionistas estejam em consonância aos interesses da comunidade.
Divulgar a produção intelectual obtida por meio dos registros, reflexões e resultados das ações extensionistas, fruto da condução de atividades realizadas pela comunidade acadêmica, promove o avanço da extensão universitária, nas múltiplas dimensões que contribuem com o caráter educativo e transformador da sociedade.
Nesta edição a área Meio Ambiente apresenta vários artigos que mostram a relação da universidade com a sociedade, com destaque para a produção agrícola e educação ambiental visando a promoção do desenvolvimento sustentável da região Oeste do Pará. Na área da saúde, destacamos os estudos relacionados à saúde ambiental, prevenção de doenças e musicalização na promoção da saúde. Também no viés do desenvolvimento sustentável, a área da Tecnologia apresentada soluções para produção agropecuária e o uso da tecnologia na educação.
Com relação à área Trabalho, os artigos focam na invisibilidade de setores da sociedade, que trabalha com reciclagem de lixo, agricultores familiares, extrativistas e pescadores artesanais.