AVALIAÇÃO DO FRESCOR E QUALIDADE HIGIÊNICA DO PESCADO COMERCIALIZADO NO MERCADO DO PEIXE EM SANTARÉM-PA
Resumo
Apesar da importância do pescado para população Amazônica, pouca importância é dada aos métodos adequados ao manuseio e à manutenção da sua qualidade nos pontos de comercialização. O objetivo deste trabalho foi capacitar revendedores de pescado e membros da sociedade civil organizada quanto aos aspectos higiênico-sanitários e qualidade do pescado. Nessa ótica, de outubro de 2014 a setembro de 2015 foi realizada no Mercado do Peixe de Santarém, a distribuição de um folder e repasse de informações verbais quanto aos aspectos de qualidade e boas práticas na manipulação do pescado, além da aplicação de 50 entrevistas relacionadas ao consumo de peixe e o oferecimento de 06 palestras para 86 participantes, com a temática “Frescor e qualidade higiênica do pescado”. Foi observado que a compra de pescado é majoritariamente realizada por consumidores do sexo masculino, 41% dos entrevistados afirmam que o pescado comercializado em Santarém apresenta boa qualidade, 26% julgam a qualidade regular e 33% acham ótima. No processo de escolha 45% compram o peixe pela qualidade apresentada visualmente de acordo com seu poder de compra, sendo a frequência do consumo semanal de pescado para 49% dos entrevistados de uma a duas vezes por semana. As palestras com a temática “Frescor e qualidade higiênica do pescado” foram avaliadas como uma iniciativa tendendo a excelente, o que demostrou a aceitabilidade do público e provavelmente, assimilação do conteúdo pelos participantes.
Palavras-chave: manuseio; pescado; qualidade.