IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS FLORESTAIS NA ESCOLA DO PARQUE DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PA
Resumo
A presença de viveiros e hortas em espaços escolares não é nenhuma novidade, já que existem inúmeros viveiros escolares no país. A utilização do viveiro como espaço de aprendizagem deve proporcionar a convivência em um ambiente fértil para o desenvolvimento de atividades que trabalhem de forma ampla e transversal aspectos sociais, ambientais, culturais e políticos. Por esse motivo, há alguns anos a Escola do Parque do município de Santarém – PA desenvolve projetos de educação ambiental visando desencadear nos alunos que visitam o espaço um estímulo para que possam cuidar do meio ambiente ao seu redor. Desenvolvendo aulas expositivas ao ar livre, a Escola do Parque conscientiza crianças e adolescentes por meio de temáticas ambientais em meio a hortas e viveiros de plantas. A implantação do viveiro florestal temporário foi desenvolvida na Escola do Parque, localizada dentro do Parque da Cidade de Santarém, a qual atua na sensibilização de alunos e professores das escolas municipais de 1º ao 5º ano e da sociedade civil organizada. Assim, as atividades desenvolvidas nesse projeto demonstram o importante papel das práticas de educação ambiental em consórcio com as essências florestais, trazendo ao público atendido questões relacionadas à natureza e aos desequilíbrios ecológicos e trocas de experiências, além de uma contribuição acentuada para o desenvolvimento sustentável, que deve começar desde a presença das crianças na escola, mantendo contato direto com práticas ecológicas corretas, principalmente no contexto que vivemos – em meio a floresta amazônica.
Palavras-chave: aprendizagem; educação ambiental; sementes; viveiro educacional.