SCRATCH NAS ESCOLAS

Autores

  • Samuel Junior de Oliveira Silva
  • José Antônio de Oliveira Aquino

Resumo

O cenário da educação no Ensino Fundamental propiciou a utilização massiva de tecnologia como método de ensino aprendizagem, além do mais, o número de escolas com laboratórios é elevado, contudo pouco utilizados pelos alunos. A escola educa para uma sociedade que atualmente é tecnológica. Portanto, há uma preocupação em formar profissionais para promover a tecnologia brasileira, como também profissionais que a utilizem. Pois, ainda que grande parte dos brasileiros tenham acesso aos recursos tecnológicos, infelizmente, poucos sabem utiliza-los com proveito. No âmbito de inclusão digital uma solução que pode ser empregada é a inserção da matéria de informática e programação nas escolas e que seja aplicada de forma interdisciplinar. Esta medida constitui como uma forma eficaz para utilização dos laboratórios de informática, e despertamento do interesse no aluno, desenvolvendo as capacidades de criatividade, inovação para a solução de problemas propostos em sala de aula.  Deste modo o programa Scratch passa a ser introduzido de forma tímida em algumas escolas do Brasil. Esta pesquisa tem por finalidade ministrar aulas para algumas escolas municipais utilizando este software, para que os professores utilizem em suas respectivas matérias. O programa possibilita uma infinidade de aplicações, pode ser utilizado em matérias que envolva números, cálculos, como também Arte, Literatura, e Geografia. Possibilitando a simulação do conhecimento aprendido em sala de aula. Em Santarém no estado do Pará, duas escolas foram utilizadas para aplicações desta pesquisa. A escola municipal de Ensino Fundamental Rotary e a escola municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Eduardo Gomes, onde foi ministrado um curso para os alunos.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem; ensino-fundamental; escola; programação; Scratch.

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Artigos