ENSINANDO À UNIVERSIDADE SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Deyviane Ramos Alves Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Zonilce Brito Vieira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Márcia Godinho Guimarães Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Emanuele Andrea Corrêa de Aguiar Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Teógenes Luiz Silva da Costa Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

O presente trabalho resulta das atividades desenvolvidas a partir do Plano de Trabalho “Ensinando a Universidade saberes e práticas tradicionais em Promoção da Saúde”, vinculado ao Projeto de Extensão “Comunidade Ensina: saberes e práticas tradicionais em saúde”. Cabe-nos uma rápida explanação sobre a dimensão “Extensão” no âmbito do ensino universitário. Essa “parte” do tripé acadêmico, que ainda conta com a pesquisa e o ensino, surge na Inglaterra entre os séculos XIX e XX. No Brasil, é garantida pela Constituição Federal, a qual declara que instituições formadoras de recursos humanos de nível superior devem fazer a interação com a comunidade externa, seja na forma de deslocamento até o indivíduo, ou trazendo-o para dentro da universidade. Na contemporaneidade, esta dimensão do ambiente acadêmico cada vez mais é cobrada enquanto ferramenta social que conecta a comunidade acadêmica à sociedade e a seus problemas em geral. Nesse trabalho apresentamos a experiência de realizar extensão com “curadores tradicionais”.

Palavras-chave: saúde; sociedade; conhecimentos tradicionais; universidade e extensão.

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Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos