CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA SÃO FRANCISCO PARA FACILITAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA
Abstract
RESUMO: Este trabalho relata a metodologia utilizada para aplicação do ensino de Programação com Arduíno com alunos e professores da Escola Diocesana São Francisco, por integrantes do Projeto Mídias Eletrônicas. A capacitação ocorre para introdução de conceitos de programação para a plataforma Arduino, sendo abordado conteúdos como lógica de programação, estrutura e conceitos do Arduino, sintaxe da linguagem Wiring e trabalho com sensores. O objetivo deste trabalho foi capacitar os professores para a construção de experimentos de física de baixo custo, para aquisição de dados juntamente com os alunos, para uma melhor absorção dos conceitos da disciplina de física no ensino médio. Como principal resultado, o trabalho apresenta um protótipo do experimento de física de baixo custo, para aquisição de dados, construído no laboratório, para o ensino e disseminação da construção deste experimento entre os professores de Física da Escola São Francisco, e as oficinas iniciais com os professores, que enfrentaram dificuldades de sincronização e disponibilidade de horários para realização das oficinas.
Palavras-chave: robótica educacional, arduíno, capacitação de professores