ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM-PA
Abstract
A leitura é um instrumento essencial para a apropriação de conhecimentos, pois ela amplia o vocabulário e ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, permitindo que o leitor entre em contato com diferentes mundos, ideias e experiências. Nos dias atuais, é imprescindível que se tenha domínio da leitura e da escrita. A escola tem papel fundamental na formação de alunos para que desempenhem o hábito de ler e escrever de modo ativo, crítico e reflexivo, e não apenas como uma prática formalista e mecânica. Assim, realizou-se, com os alunos do 4º ano da Escola Rosineide Fonseca Vieira, uma atividade denominada “A surpresa”, com os objetivos de desenvolver estratégias de leitura para compreensão de textos, estimular a escrita, refletir a relação grafema-fonema, ampliar o vocabulário e compreender o uso de pronomes dentro do texto. A metodologia consistiu num conjunto de fases em que houve atividades diagnósticas, planejamento e realização de atividades de intervenção. A atividade de intervenção proporcionou aos alunos um momento e forma de leitura diferentes, onde se pode perceber as características e objetivos de um texto. Os resultados apontam, a partir das análises realizadas durante a aula e das produções individuais dos alunos, que a turma desenvolveu com êxito as atividades propostas, cumprindo com os objetivos, produzindo seus escritos a partir da leitura e sentiram-se estimulados a conhecer novos livros e suas particularidades.
Palavras-chave: leitura; escrita; subprojeto de Pedagogia Pibid/Ceuls Ulbra