MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DE PAIS PARTICIPANTES DO MUSICALIZA BEBÊ QUANTO ÀS CONTRIBUIÇÕES MUSICAIS E PEDAGÓGICAS DO PROJETO
Abstract
Este trabalho teve como objetivo averiguar a percepção de pais participantes do projeto Musicaliza Bebê, quanto às contribuições musicais e pedagógicas do projeto do qual participam juntamente com seus filhos. O projeto acontece desde 2012 na Ufopa e atende bebês da comunidade na faixa etária de 3 meses a 3 anos de idade. As oficinas ocorrem semanalmente, com cerca de 45 minutos de duração. Participaram dessa pesquisa 15 pais, que foram convidados a preencher um questionário antes do início da oficina semanal. Os dados foram coletados mediante questionário semiestruturado e analisados utilizando-se estatística descritiva. Como principais resultados observou-se que os participantes perceberam a música enquanto auxílio ao desenvolvimento da coordenação motora, sensibilidade e criatividade musical de seus filhos. No aspecto pedagógico, as principais percepções disseram respeito à aquisição de disciplina e organização, a partir das atividades musicais realizadas no projeto de Musicalização. Os resultados obtidos serão utilizados para aprimoramento das atividades oferecidas à comunidade santarena por meio do projeto Musicaliza Bebê.
Palavras-chave: contribuições; música; musicalização infantil.