INTERCÂMBIO DE SABERES ENTRE ACADÊMICOS DA UFOPA E OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA-PA
Abstract
Neste trabalho objetiva-se analisar o processo de interação de saberes teóricos e empíricos a partir da experiência de extensão universitária vivenciada por alunos do curso de Agronomia da Ufopa junto à Escola Comunitária Casa Familiar Rural- CFR de Belterra, PA. A intervenção em sala de aula ocorreu na forma de monitoria realizada por meio de aulas teóricas, práticas e oficinas sobre Olericultura, e teve como objetivo a conexão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula no curso de Agronomia da Ufopa com o universo empírico dos educandos da CFR. Aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula pelos alunos do curso de Agronomia da Ufopa e da CFR nas atividades práticas da disciplina Olericultura, buscou-se discutir alternativas de produção de acordo com o que já está disponível nos estabelecimentos agrícolas dos educados. Foram realizadas as seguintes atividades: Oficinas sobre técnicas de adubação de baixo custo por meio de substratos orgânicos, métodos alternativos de controle de pragas e doenças nos mais variados tipos de culturas, de forma simples e econômica e a implementação de uma horta diversificada que servirá como instrumento nas realizações de aulas práticas para as próximas matérias do componente curricular do curso técnico em agropecuária, ofertada pela escola. Além de atuar como mecanismo e interação e aprendizagem entre os alunos da universidade e alunos da escola comunitária CFR, as atividades práticas contribuíram para a revitalização da horta da escola, para discutir temas como Segurança Alimentar e Nutricional e diversificação das atividades produtivas e geração de renda.
Palavras chave: conhecimento; educação no campo; olericultura.