PESCA, CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PESPECTIVA DOS ALUNOS DO QUINTO ANO DA ESCOLA BORARI, NA VILA BALNEÁRIA DE ALTER DO CHÃO
Abstract
Este trabalho faz o relato das ações realizadas nos doze meses de pesquisa e extensão, nas quais visava estabelecer diálogo sobre os saberes produzidos na universidade, escola e comunidade, a partir das propostas do projeto. A Escola Indígena Borari Professor Antônio de Sousa Pedroso, localizada na vila de Alter do Chão, município de Santarém, estado do Pará foi a contemplada. Instituição de ensino municipal que atende alunos da Vila de Alter do Chão e crianças da região do Eixo Forte e Comunidades vizinhas. A turma selecionada foi a do quinto ano do ensino fundamental do turno matutino, cobrindo cerca de 14 alunos. A produção de saberes sob o ponto de vista dos comunitários acerca do universo da pesca, seus espaços de produção e os cuidados que todos devemos ter, está diretamente ligada ao assunto sobre o desrespeito às águas dos rios e lagos, que devem ser adequadas para os diversos fins sociais a que se destinam, assim como as condições sanitárias da vila, as quais influi diretamente na questão das águas, além de abrir discussão para uma visão estratégica, pois consideramos a pesca uma atividade importante nos seus mais variados aspectos da vida social, econômico, cultural, histórico e de ocupação do território das águas. A dimensão sociocultural da Bacia Amazônica e tapajônica para suas populações nativas e a heterogeneidade ambiental são fatores cruciais no que diz respeito à importância para a manutenção de sua alta sociobiodiversidade.
Palavras-chave: Educação ambiental; pesca; vila de Alter do chão.