MONITORAMENTO AMBIENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL SÃO RAIMUNDO NONATO – SANTARÉM-PA

Authors

  • Juliane da Silva Sampaio Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Cintya de Azambuja Martins Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Gabriel Brito Costa Universidade Federal do Oeste do Pará

Abstract

A Climatologia urbana tem se destacado por pesquisar as relações dos fenômenos meteorológicos com o sistema antrópico, uma vez que a população residente em centros urbanos é atingida com frequência cada vez maior por eventos climáticos intensos, dada a composição e a estrutura das cidades. Neste sentido, este trabalho fomentou ações que visam analisar as condições ambientais em ambiente escolar de Santarém (Colégio São Raimundo Nonato), com foco em disseminar conhecimento a alunos de ensino médio e comunidade sobre as condições de conforto térmico humano no ambiente escolar e possíveis implicações das mudanças climáticas no mesmo, fomentando mudanças de hábito e consciência ambiental, além de disseminar o conhecimento científico nas séries iniciais do ensino básico. Para isso foram coletados dados horários das 8h00 às 18h00 de temperatura e umidade relativa do ar, utilizando um termo higrômetro digital da marca Instrutemp (ITHT2250), no pátio de circulação dos alunos, com leituras sendo feitas durante 1 dia inteiro representativo de cada mês. Calculou-se o índice de conforto térmico de temperatura e umidade (ITU) proposto por Thom no ano de 1959. O índice de conforto térmico de temperatura e umidade (ITU) obtido na escola São Raimundo Nonato variou em média entre 74 e 86 ao longo dos horários de medição nos diferentes meses, sendo considerado que existe uma condição moderada de estresse no conforto térmico no ambiente escolar. Sendo assim, podemos inferir que a escola São Raimundo Nonato se encontra em situação de desconforto em situações normais.

Palavras-chave: conforto térmico; índice bioclimático; mudanças climáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-02-14

Issue

Section

Artigos