DA UNIVERSIDADE PARA A COMUNIDADE, DA COMUNIDADE PARA A UNIVERSIDADE: TROCAS DE SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA AFRO-AMAZÔNIDA
Abstract
Objetiva neste trabalho apresentar os principais resultados do projeto de extensão com ênfase em trocas de experiências em educação ambiental na Escola Afro-Amazônida. As atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afro-Amazônida, localizada na Comunidade Quilombola Murumuru, participaram 25 crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas em quatro etapas, desde o levantamento prévio de informações; realização de oficinas; avaliação das atividades desenvolvidas pelo projeto; e exposição de brinquedos confeccionados pelas crianças do projeto na Universidade Federal do Oeste do Pará. Foram beneficiados diretamente pelo projeto 37 pessoas, dentre alunos, professores e colaboradores. Foram realizadas 11 ações no projeto, sendo divididas em seis palestras e cinco oficinas. A partir das respostas alcançadas através dos questionários aplicados antes das atividades e após as ações do projeto, pode-se verificar a percepção dos alunos sobre a temática ambiental, assim como também a caracterização do perfil socioeconômico dos participantes. Antes das atividades 77% dos alunos souberam responder as perguntas, após as atividades 100% demonstraram ter adquirido conhecimentos sobre a temática ambiental. As respostas atribuídas a questões voltadas a temática ambiental mostraram que os alunos relacionam meio ambiente a realidade local em que vivem. O projeto desenvolvido evidenciou a importância de ações de extensão nas escolas municipais, principalmente nas localizadas na área rural da cidade. Espera-se que as atividades voltadas a educação ambiental continuem na escola, aja visto que para maior eficácia é preciso que as práticas ambientais sejam contínuas.
Palavras-chave: extensão universitária; meio ambiente; sustentabilidade.