SOLOS NA ESCOLA: O PAPEL DO MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Resumen
O solo é um componente ambiental e sua conservação é de suma importância para a manutenção da vida. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi aguçar o interesse e a sensibilização de alunos e professores do ensino fundamental, que o solo é um importante recurso natural renovável, na qual as diversas formas de utilização e manejo deste podem torná-lo esgotável. As atividades de manejo e conservação do solo foram realizadas com alunos, de 5ª à 8ª série, do ensino fundamental da Escola Municipal Deputado Ubaldo Corrêa, localizada na cidade de Santarém, Pará. Por meio da aplicação de um questionário, foi possível verificar a percepção ambiental de cada aluno e posteriormente foi proferida um ciclo de palestras acompanhada de uma ação ambiental com o intuito de formar novos conceitos acerca da importância de manejar e conservar o solo como um recurso natural essencial para a manutenção da vida. Por meio destas atividades de educação ambiental foi possível fazer uma reflexão de que a Educação em Solos tem que ser inserida desde a base do ensino formal para que esses conhecimentos se disseminem ao longo de suas vidas e criem uma visão holística dos valores socioambientais para além do âmbito escolar. Após as atividades desenvolvidas, teórico e prático, foi possível reelaborar alguns conceitos acerca da percepção ambiental dos discentes e gerar uma racionalidade ambiental, em que cada um sinta-se parte integrante do Meio Ambiente e através de uma simples ação ambiental o ajude a conservá-lo.
Palavras-chave: Educação em solos; Meio Ambiente; valores socioambientais; sensibilização.