PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ARTÍSTICO PARA ENSINO, APRENDIZAGEM E VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Autores

  • Luciana de Souza Pedroso
  • Daiane Pinheiro
  • Aline Lacerda Lobato
  • Jaqueline dos Santos Figueira
  • Anderson José Araújo dos Reis

Resumo

Esse trabalho propõe expor materiais de divulgação e métodos de ensino sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, reconhecida pela lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que foram produzidos especialmente para o uso em eventos e projetos promovidos, pelo Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos – Gpeepi e parceiros. O Gpeepi foi criado no ano de 2014 e tem colaborado com a valorização e divulgação da Língua Brasileira de Sinais e da cultura surda, através das ofertas de formações continuadas, por meio de cursos para comunidade acadêmica e comunidade em geral, contribuições em projetos institucionais/interinstitucionais e elaborando eventos comemorativos de reconhecimento cultural da comunidade surda de Santarém. Ao longo dos anos de 2014 e 2015 foram realizados eventos que envolveram a produção de materiais específicos para o ensino-aprendizado e valorização cultural da Libras, como: Projeto Luz/2015, I Mostra de Cultura Surda/2014, Junho Especial/2015, Cursos de Libras (níveis básico e intermediário)2014/2015, Sarau de Natal/2014 e Intercâmbio Nacional: O ensino da LIBRAS: vivenciando a experiência de ensino, pesquisa e extensão na UFSM. Contudo, este trabalho visa exibir materiais produzidos para estes eventos, ajudando a divulgar a Língua Brasileira de Sinais e Cultura da Comunidade surda, propondo ainda uma atividade interativa de aprendizado de sinais básicos (saudações, numerais, cores, animais, objetos) e datilológicos que a compõem.

Palavras-chave: língua brasileira de sinais; cultura surda; produção de material.

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Publicado

2019-11-26

Edição

Seção

Artigos