CIÊNCIA NA PRAÇA: CONHECER PARA CONSERVAR

Autores

  • Ediane Bó dos Santos
  • Dávia Marciana Talgatti

Resumo

Como na maioria das universidades brasileiras, o conhecimento produzido é restrito ao meio acadêmico.
Nesse sentido, com intuito de alcançar o público não estudantil e de minimizar as problemáticas que envolvem a falta
de acesso da população à produção realizada na universidade, o presente projeto teve por objetivo principal, divulgar
o conhecimento produzido na universidade para a comunidade não acadêmica do município de Oriximiná-PA, bem
como expor temas ambientais relacionados à conservação da natureza. As intervenções foram desenvolvidas em
espaços públicos do município, como praças, escolas e comunidades tradicionais distantes do centro urbano, por meio
de atividades de divulgação científica como: apresentações de banners, oficinas, explanações utilizando material
prático como microscópios, exsicatas de plantas e exemplares de animais utilizados em aulas práticas. A avaliação da
percepção da comunidade referente ao projeto foi realizada por meio de questionários semiestruturados, sendo
escolhidas 30 pessoas aleatoriamente. Os resultados mostraram que 99% das pessoas consideram importante saber o
que está sendo desenvolvido na Universidade e 92% disseram que sua percepção sobre Ciência mudou positivamente
após sua participação no evento. A análise dos resultados mostrou que a comunidade possui interesse pelo
conhecimento científico, contudo não têm acesso, ratificando a importância do desenvolvimento de projetos como
este. De maneira geral, o trabalho desenvolvido teve boa aceitação da comunidade, proporcionando resultados
satisfatórios e indicando que o projeto deve ser continuado.

Palavras-chave: conhecimento científico; divulgação da ciência; Educação ambiental.

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Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos