APRENDENDO LIBRAS NA UNIVERSIDADE: AÇÕES EXTENSIONISTAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Alexandre Magno Almeida Lucena
  • Daiane Pinheiro
  • Jaqueline dos Santos Figueira
  • Lino Arlem Azevedo Baia
  • Luciana de Souza Pedroso
  • Simone da Silva Carvalho

Resumo

Este trabalho tem por objetivo expor ações de âmbito extensionista promovidas pelo projeto “Praticando Libras na comunidade acadêmica e Geral – curso básico e intermediário”, vinculado a Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa e registrado na Pró-reitora de Comunidade, Cultura e Extensão. Este projeto visa proporcionar formação para aprendizagem e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tendo como público alvo acadêmicos, técnicos da universidade e comunidade em geral. Tais ações foram desenvolvidas por meios de cursos de Libras níveis básico e intermediário, realizados no período de 2014 a 2015. Foram ofertadas ao total 110 vagas, sendo distribuídas 70 para o nível básico (30 vagas para a primeira edição e 40 para a segunda) e 40 para o nível intermediário. Na primeira edição do curso básico de Libras, todas as vagas foram preenchidas, no entanto, apenas 25 dos cursistas concluíram o curso; destes cinco não atingiram a frequência exigida. Já na segunda edição, foram estabelecidos critérios para a efetivação da matrícula dos candidatos que demarcou assiduidade para os matriculados, tendo como resultado a conclusão de todos os cursistas nesta edição. O nível intermediário foi ofertado devido à procura dos participantes das edições anteriores que requereram formação continuada. Foram efetuadas 40 matrículas, mas apenas 27 dos cursistas estão frequentando o curso. A partir desses dados, percebemos a falta de compromisso por parte de alguns cursistas em relação à formação oferecida, já que o critério exigido para certificação dos participantes é que os mesmos possuam 75% de participação.

Palavras-chave: Libras; inclusão; formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-11-26

Edição

Secção

Artigos