EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FOCO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM – PA

Autores

  • Iara Lina de Sousa Silva
  • Amanda Estefânia de Melo Ferreira
  • Samuel da Silva Sousa
  • Taiane Batista Vinente
  • Ydennek Castro de Oliveira

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar os principais resultados de um projeto de extensão ênfase no gerenciamento adequado de resíduos sólidos em uma escola no Município de Santarém – PA. O projeto aconteceu na E. M. E. F. Profa. Hilda Mota, com algumas ações em paralelo na Escola do Parque, ambas em Santarém – PA.  A condução das ações foi dividida em quatro etapas: (i) realização de diagnóstico das características físicas e socioambientais da instituição de ensino e dos envolvidos no projeto; (ii) elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS; (iii) implementação de Programa de Educação Ambiental em Resíduos Sólidos; (iv) reaplicação de questionários (mesmos do diagnóstico) ao final do projeto. As análises dos resultados foram feitas através da comparação dos resultados dos questionários aplicados antes e depois às ações de educação ambiental. Foram realizadas 12 palestras e 08 oficinas e um total de 428 pessoas envolvidas no projeto. Os resultados indicam que os alunos aumentaram seus cuidados com os resíduos, em casa e na escola, além de absorverem conhecimentos sobre seu papel na gestão de resíduos e seus impactos socioambientais.  Houve ainda, melhora no gerenciamento de resíduos nos domicílios dos alunos envolvidos no projeto (pais declararam fazer mais segregação, usar compostagem e pararam de queimar resíduos), bem como a melhoria de gestão de resíduos pelos funcionários da escola (realizar segregação).  Conclui-se, portanto, que a educação ambiental implementada nas escolas possui eficiência quanto ao aumento do conhecimento e mudanças de conceitos, bem como na melhoria de ações.

Palavras-chave: compostagem; plano de gerenciamento de resíduos sólidos; sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-27

Edição

Secção

Artigos