A VISIBILIDADE NEGRA AMAZÔNICA EM PERSPECTIVA COMO DESAFIO SOCIOAMBIENTAL
Resumo
O presente resumo traz uma proposta de concessão de bolsa para o projeto de Extensão denominado
“Espaços Transversais: Perspectivas em Meio Ambiente”. Tendo o projeto nascido de uma experiência de sucesso
realizada no ICTA, em que mais de 50 participantes de cursos e institutos diferentes se reuniram para discutir o tema
“Desafios e Oportunidades em Soluções Ambientais”, esta proposta busca consolidar ainda mais o projeto, com uma
proposta de bolsa de extensão de ação afirmativa visa fortalecer a articulação entre a Universidade Federal do Oeste
do Pará (UFOPA) e uma estudante quilombola, representada pela bolsista (será priorizado gênero feminino na
escolha). Nesses espaços a bolsista tem total habilidade de formar sua própria opinião e compartilhar suas
experiências e dificuldades no mundo acadêmico e no seu cotidiano, levando como aprendizagem para nova opinião
nas suas rotas de liderança. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico-documental e revisão de literatura
pertinente as temáticas da visibilidade de mulheres negras e quilombolas relacionados aos conflitos socioambientais e
empoderamento do gênero feminista e temas correlatados. O trabalho partiu da observação participante abordando
a própria vivência da bolsista com a realidade negra amazônica, na segunda parte do procedimento metodológico será
na intervenção de participar como ativista nesses espaços de debates e discussões dentro e fora da universidade.
Buscou-se sensibilizar lideranças negras no diálogo dos serviços ecossistêmicos a partir do indicador raça; organizar
uma atividade formativa do projeto na sua comunidade; produzir materiais que possam ser veiculados em mídias
eletrônicas do projeto; colaborar com as atividades de aproximação entre a universidade e a sociedade civil; Promover
o ativismo negro e feminista nos diálogos transversais sobre meio ambiente.
Palavras-chave: diálogos interdisciplinares e intersetoriais; Meio Ambiente; formação extracurricular; mídias digitais.