ATIVIDADES PARA JOVENS INDÍGENAS: CURSO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO; OFICINAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PROJETOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS COMUNIDADES

Autores

  • Iria Batista Mikilis Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Jocian Tapajós Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Juceli Tapajós Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Márcio Gean Cardoso Batista Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Denize de Souza Carneiro Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

Este texto apresenta os resultados do plano de trabalho “Atividades para jovens indígenas: curso de tecnologia e informação; oficinas de educação financeira e projetos de ações afirmativas nas comunidades”, desenvolvido no programa institucional de bolsa de Extensão Pibex/Ufopa em 2017/2018. O plano fez parte do Projeto Cipó: integrando ensino, pesquisa e extensão, cujo objetivo buscou (a) contribuir para amenizar problemas enfrentados pelos discentes indígenas (graduandos da Ufopa e alunos do Ensino Básico) no processo de ensino-aprendizagem por meio da realização de minicursos e oficinas e, principalmente, (b) fortalecer a integração entre universidade e comunidade através de projetos de ação implementados nas aldeias. Apresentaremos, então, algumas informações referentes à realização de 14 atividades, as quais proporcionaram aos discentes indígenas, inclusão tecnológica, formação em educação financeira e habilidades no desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação nas comunidades indígenas.

Palavras-chave: ensino superior indígena; ações afirmativas; protagonismo indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-02-14

Edição

Secção

Artigos