CINECLUB LUZ: FILMES ALÉM DO ENTRETENIMENTO
Resumo
O crescente desenvolvimento tecnológico demanda uma utilização e adequação dos profissionais da
educação para melhor utilizar estes instrumentos para o desenvolvimento do conhecimento científico. Isto é, hoje
facilmente uma criança de doze anos possui mais informações do que um Imperador Romano do século V. Neste
sentido o desafio do projeto Leitura para a Vida por meio do Plano de trabalho CineClub LUZ visa inserir a tecnologia
como um recurso para a mediação do conhecimento científico e reflexão da realidade. O resumo está composto por
uma concisa análise bibliográfica acerca da importância das mídias, mais especificamente os filmes, na construção de
conhecimentos; posteriormente será feito um breve relato de cada encontro, evidenciando as reações dos
participantes acerca de cada filme apresentado através de uma apreciação de suas impressões; por fim será realizada
uma reflexão e discussão acerca de tais reações, buscando solucionar possíveis dificuldades e avaliar, de acordo com a
literatura sobre o assunto, o poder das mídias nas construções de ideias. Ampliar a visão cinematográfica dos
participantes, para evitar que ela seja puramente contemplativa e superficial foi um dos desafios principais do Projeto
Leitura para Vida por meio do plano de trabalho CineClub Luz.
Palavras-chave: cinema; TIC’s; mídias; Educação.