Pajelança nas adjacências do Rio Amazonas: dimensões sociopolíticas e cosmológicas
DOI:
https://doi.org/10.30810/rcs.v3i5.985Keywords:
Corpo e pessoa, xamanismo, indígenas e caboclos, Baixo Tapajós Amazônia brasileiraAbstract
Este ensaio etnográfico e comparativo aborda dimensões sociopolíticas e cosmológicas da “pajelança” entre as populações ribeirinhas - indígenas e caboclas - que habitam a zona de confluência entre os rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas, em Santarém (centro-oeste do Pará). Baseado primariamente em diálogos e narrativas a que tive acesso durante pesquisas de campo realizadas entre 2008 e 2015, dialogo com estudos indígenas e rurais, clássicos e contemporâneos, exploro questões como: o que existe, como funciona e que sentidos tem um mundo que pressupõe a existência de sacacas e encantados? Quais as especificidades e efeitos sobre pessoas e coletivos, das ações rituais praticadas pelos sacacas? Por que e como a cultura dos sacacas é simultaneamente indígena e sincrética? O sincretismo pode ser entendido como modo de relação indígena, porque opera como estratégia de controle de poderes “de fora”, que remete diretamente ao tema da abertura nas filosofias ameríndias. Não se trata de obliterar a importância da “mestiçagem” nas adjacências do rio Amazonas, mas de reconhecer as capacidades indígenas de incorporar pessoas, saberes e fazeres ao seu próprio estilo de civilização aberta, plural e não-centralizada.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O envio do artigo para submissão deverá ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade do autor, conforme modelo abaixo:
REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
Revista do Curso de Pós Graduação em Ciências da Sociedade ICS/UFOPA
Declaração de Responsabilidade para publicação na Revista Ciências da Sociedade
(deve ser assinada por todas as pessoas relacionadas como autores)
Primeiro autor:______________________________________________
Título do artigo: ________________________________________
Nomes de todos os co-autores na ordem que aparecem no artigo:
________________________________________________________
1.Declaração de Responsabilidade – Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, na íntegra, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação enquanto estiver sendo considerada pela Revista Ciências da Sociedade, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. - Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
Assinatura de todos os autores
Licensing: CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0