As concepções de cultura, vida e humanidade em relação ao “infanticídio indígena” na aldeia Kamayurá
Palabras clave:
Costumes, Consulta prévia, dignidade, significadosResumen
El artículo presenta las variaciones generadas por los significados de cultura, vida y humanidad en relación a la práctica del “infanticidio indígena” en la aldea Kamayurá, ubicada en el Parque Indígena Xingu/Mato Grosso (MT). A partir del análisis de textos teóricamente delimitados sobre el Kamayurá y las perspectivas occidentales de conceptos surgidos de los ideales de dignidad que orientan prácticas tradicionales que en ocasiones son consideradas nocivas, se desarrollaron reflexiones sobre los límites y/o posibilidades de intervenciones legislativas en usos y costumbres, en con el fin de resaltar, problematizar y dar visibilidad al conocimiento Kamayurá, así como garantizar el derecho a la consulta previa en los casos de decisiones que puedan afectarlos directamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Daniela Lopes Lacerda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O envio do artigo para submissão deverá ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade do autor, conforme modelo abaixo:
REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
Revista do Curso de Pós Graduação em Ciências da Sociedade ICS/UFOPA
Declaração de Responsabilidade para publicação na Revista Ciências da Sociedade
(deve ser assinada por todas as pessoas relacionadas como autores)
Primeiro autor:______________________________________________
Título do artigo: ________________________________________
Nomes de todos os co-autores na ordem que aparecem no artigo:
________________________________________________________
1.Declaração de Responsabilidade – Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, na íntegra, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação enquanto estiver sendo considerada pela Revista Ciências da Sociedade, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. - Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
Assinatura de todos os autores
Licensing: CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0