A correta exegese do princípio da especialidade na solução do conflito aparente entre os tipos penais dos arts. 40 e 50-A da lei de crimes ambientais
DOI:
https://doi.org/10.30810/rcs.v1i1.370Resumo
Estudo sobre o conflito aparente de normas entre os tipos penais descritos nos artigos 40 e 50-A da Lei de Crimes Ambientais. Menciona o entendimento que utiliza o conceito de "unidades de conservação'' como elemento a balizar o princípio da especialidade entre os tipos penais. Relata as distorções e equívocos contidos nesse entendimento, para, então, defender que o elemento normativo "floresta de domínio público'' é que deve ser o cerne da eleição da norma aplicável ao caso concreto. Expõe, à luz dos diversos dispositivos da lei que instituiu o art. 50-A, da tramitação do projeto de lei que culminou na sua instituição e da jurisprudência do STJ, os fundamentos para o entendimento aqui apontado, os quais residem, em essência, nos inequívocos termos utilizados pelo tipo penal em questão e na manifesta intenção da lei em proteger as florestas de domínio público, estejam elas em unidades de conservação ou não. Por fim, formula uma análise casuística de qual tipo penal deve prevalecer no caso de degradações ocorridas em unidades de conservação, a depender, essencialmente, da espécie de cobertura florestal nelas contida e da dominialidade da unidade.Palavras-chave: Conflito aparente de normas, Arts. 40 e 50-A da LCA, Princípio da Especialidade, Unidades de conservação, Florestas de domínio público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio do artigo para submissão deverá ser acompanhado de uma declaração de responsabilidade do autor, conforme modelo abaixo:
REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
Revista do Curso de Pós Graduação em Ciências da Sociedade ICS/UFOPA
Declaração de Responsabilidade para publicação na Revista Ciências da Sociedade
(deve ser assinada por todas as pessoas relacionadas como autores)
Primeiro autor:______________________________________________
Título do artigo: ________________________________________
Nomes de todos os co-autores na ordem que aparecem no artigo:
________________________________________________________
1.Declaração de Responsabilidade – Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, na íntegra, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação enquanto estiver sendo considerada pela Revista Ciências da Sociedade, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. - Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
Assinatura de todos os autores
Licensing: CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0