PIBID NA ESCOLA, BRINCANDO E APRENDENDO
Abstract
Este artigo foi realizado pelos acadêmicos do curso de Pedagogia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Ceuls/Ulbra, no Centro Universitário Luterano de Santarém. Objetivou-se divulgar as atividades do Pibid à comunidade escolar e local, através da atuação protagonista dos bolsistas do programa, promovendo um momento de interação entre escola, comunidade local e Instituição do ensino Superior, além de proporcionar momentos de socialização de saberes através de atividades lúdicas para alunos, pais e professores, ofertando oficinas e palestras de promoção da leitura aos professores e à família. Esta ação foi pautada em pesquisas bibliográficas e de campo. Ensinar a ler é uma ação inclusiva, pois possibilita ao indivíduo ter acesso a diferentes informações e participar de eventos que ampliam sua participação na sociedade. Desta forma, percebe-se a necessidade de proporcionar o conhecimento de forma prazerosa entre os educandos, professores, pais e mestres e, assim, contribuir com uma educação de qualidade.
Palavras-chave: comunidade, escola, interação, Pibid/Ulbra