GEODIVERSIDADE AMAZÔNICA NO CONTEXTO DA ARTE – UMA ABORDAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ E EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, SANTARÉM-PA
Abstract
A diversidade biótica e abiótica contida na paisagem amazônica expõe um dinâmico conjunto de ambientes, elementos e processos naturais que se inter-relacionam em perfeito equilíbrio. Fauna, flora, solo, relevo, rochas, rios, correspondem a apenas a alguns destes elementos componentes da paisagem natural desta região. Deste modo, o presente trabalho teve como intuito instigar estudantes de ensino básico, acadêmicos e população local da cidade de Santarém-PA, à percepção da geodiversidade amazônica através de produções artísticas (redações, poesias, vídeos, desenhos e fotografias). A metodologia abarcou o uso de ferramentas de ensino-aprendizagem como realização de concursos e exposições, tanto nas dependências das escolas como na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A proposta do presente trabalho foi enviada a 40 escolas de ensino básico, sendo somente aceita por 02 instituições de ensino: Escola Onésima Pereira de Barros e Terezinha de Jesus Rodrigues. Ao todo participaram 29 discentes de escolas de ensino básico, entre a faixa etária de 13 a 19 anos, com a submissão total de 28 trabalhos e 15 estudantes de graduação, com idade entre 18 e 24 anos, equivalendo o total de 35 produções. Dentre os principais resultados alcançados foram a percepção e valorização principalmente de públicos mais jovens como dos estudantes das escolas participantes, quanto aos elementos componentes da geodiversidade local.
Palavras-chave: arte; geodiversidade; valorização.