A SOCIALIZAÇÃO DA CIÊNCIA ENFATIZANDO A RELAÇÃO DA HIGIENE CORPORAL COM OS MICRO-ORGANISMOS PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR DO ENSINO BÁSICO
Abstract
Práticas em Microbiologia são fundamentais para desenvolver o aprendizado do aluno, percebendo que este ainda precisa reconhecer suas ideias a partir ciência que envolve higiene-micro-organismos no cotidiano bem como suas relações no meio ambiente e a vida no planeta. Cabe ao educador proporcionar incentivos ao educando melhorando o ensino-aprendizagem. Com objetivo de avaliar a percepção de estudantes sobre a microbiologia em seu cotidiano, relacionada aos hábitos de higiene e saúde, foram aplicados questionários investigativos semiestruturados, em duas etapas, para alunos do 9º ano do ensino fundamental e médio em duas escolas de Santarém-Pará, no mês de Novembro de 2016. Houve capacitação e treinamento das atividades propostas a serem aplicadas nas escolas que foram apresentadas a gestão escolar, expondo os objetivos e organização da logística das atividades. Aplicou-se aulas teóricas e práticas, procedimentos em laboratório, culminando com os resultados em feira cultural da escola. Resultados demonstraram que não houve percepção dos alunos em relação aos hábitos de higiene e a saúde com os micro-organismos e que estão somente relacionados a patogenias e malefícios causados a seres humanos. A atividade prática, através de experimentos com crescimento microbiano, a partir de amostras corporais, objetos pessoais dos alunos, ambiente escolar que resultou no crescimento de colônias de bactérias e fungos, comprovando a importância de conscientizar sobre a higiene no dia a dia, alcançando a socialização da ciência, contribuindo com o conhecimento, não apenas dos alunos do ensino básico, mas de todos os graduandos e comunidade escolar envolvidos no projeto.
Palavras-chave: conhecimento científico; escolas; Microbiologia; socialização.