O EMPREGO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTARÉM-PA
Abstract
As escolas oferecem um modelo de ensino tradicional, o qual, o professor ministra o conteúdo programático de forma simples, apenas com auxílio do livro didático oferecido pela escola, com isso, a aula segue monótona, pois o professor tem que se esforçar muito para conseguir levar uma metodologia mais atrativa para a sala de aula. O presente trabalho objetivou avaliar a influência da metodologia lúdica no ensino da Biologia através do índice de rendimento dos alunos do primeiro ano do ensino médio no município de Santarém-PA. As aulas ocorreram na E.E.E.M. São Francisco, onde foi trabalhado o tema “respiração celular” em duas turmas de primeiro ano. Para a coleta de dados foi utilizado um pré-teste, antes das aulas e um pós-teste, ao finalizar as atividades, no primeiro momento foram as aulas teóricas, com auxílio de Datashow e slides, no decorrer do conteúdo, foi realizado um experimento de fermentação com os alunos para visualizarem a rota metabólica, ao fim das aulas, foi realizado um jogo educativo denominado “trilha respiratória”, o qual tinha como objetivo fixar o conteúdo aprendido durante as aulas. Com isso, foi possível verificar o comportamento da metodologia lúdica, através do índice de rendimento, tendo destaque nas questões dois, três e seis, elevando seus índices de acerto consideravelmente em comparação ao pré-teste. Com isso, verificou-se que abordagens diferenciadas em sala, visando a coletividade, gera a construção do saber coletivo e cria a maior interação entre professor-aluno e aluno-aluno, sendo uma ferramenta importante para o ensino da disciplina de biologia.
Palavras-chave: experimentos; jogos; metodologia diferenciada; respiração celular.