O SABER OUVIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BOM JARDIM
Resumen
Formar profissionais da área da saúde, não é uma missão fácil e inclui um "mergulho na experiência", onde será construída uma clínica além da disciplinaridade, das especialidades, do foco no diagnóstico. A interdisciplinaridade é um modelo de ensino ainda pouco utilizado, mas necessário e fundamental no campo da saúde, num processo dinâmico que interliga as mais diversas áreas do conhecimento. Mas, para que isto ocorra faz-se necessário uma mudança significativa dos paradigmas no ensino brasileiro. Este estudo tem o objetivo de relatar a experiência da interação na base real na comunidade Quilombola de Bom Jardim, no município de Santarém, Pará. A experiência de campo dos acadêmicos foi dividida em dois momentos: no primeiro momento, houve a escuta das narrativas feita pelos moradores sobre o histórico da comunidade; e no segundo momento, ouviu-se a narrativa de uma família, através de visita domiciliar. As narrativas, principalmente no que diz respeito à saúde e a maneira como lidam com dificuldades enfrentadas, nos levou a uma reflexão de que é preciso quebrar essa barreira existente entre profissional-usuário: a população não pode continuar vítima desse modelo sistemático e mecanicista de formação acadêmica. Por tanto, retratar o novo padrão de aprendizagem e formação do profissional de saúde, baseado no ato de ouvir, compreender, respeitar e no contato direto com a realidade dos povos em seu território, possibilitou a experiência do novo olhar e pensar, de forma holística, em que os discentes possam reconhecer os fatores que determinam o processo saúde-doença na população local.
Palavras-chave: experiência; interdisciplinaridade em saúde; saber ouvir.