ENSINO DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ÓLEOS E GORDURAS E CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS DOMICILIARES DE UMA TURMA DE 9° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ
Resumen
Óleos e gorduras são produtos alimentícios bastante consumidos pela sociedade. Faz-se necessário a propagação de conhecimentos na comunidade escolar sobre esses alimentos, visto as várias problemáticas relacionadas, desde a sua desequilibrada ingestão até o seu descarte incorreto. O objetivo deste trabalho foi avaliar as concepções alternativas sobre o descarte de resíduos domiciliares, promover palestras a respeito dos óleos e gorduras e a realização de uma oficina de fabricação de sabão a partir do óleo residual para estudante do go ano de uma Escola Municipal. O público analisado mostrou bons conhecimentos prévios sobre os resíduos domiciliares, ressaltando principalmente as consequências do descarte de resíduos em água. Por outro lado, a maioria dos estudantes não realiza o procedimento correto de descarte produzido pelo lixo domiciliar. As palestras realizadas foram rentáveis, visto a participação dos alunos com perguntas e comentários. A temática em questão trouxe a integração das Ciências Naturais (Biologia e Química), transformando a Educação Ambiental como intercessão e auxiliadora na visão socioambiental dos estudantes. A oficina de fabricação de sabão também obteve êxito, pois os participantes mostraram-se atentos e registraram todos os procedimentos relatados. Além disso, a reciclagem do óleo de fritura para fabricação de sabão também assistem à mobilização ambiental. Assim, avigoram-se as ideias prévias sobre o descarte do lixo e dos alimentos aqui discutidos para a Educação Ambiental.
Palavras-chave: concepções alternativas; Educação ambiental; ensino de Química.