EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E JUVENTUDE DO CAMPO: APOIO À FORMAÇÃO TÉCNICA DOS EDUCANDOS DA CASA FAMILIAR RURAL DE SANTARÉM
Resumen
As Casas Familiares Rurais (CFRs) são escolas comunitárias aportadas na Pedagogia da Alternância (PA) como sistema educativo na qual a formação dos jovens ocorre em tempos e espaços alternados, denominados Tempo-escola e Tempo-comunidade. Para promover a interação entre os diferentes tempos e espaços de formação utilizam-se instrumentos pedagógicos, que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o projeto de extensão “Fortalecimento da Pedagogia da Alternância e da Agricultura Familiar na Região Oeste do Estado do Pará”, tem buscado contribuir para a valorização da formação oferecida pelas CFRs. Nesse sentido, o plano de trabalho objetivou a realização de assessoria a equipe pedagógica da CFR de Santarém no planejamento e execução das atividades curriculares das turmas do Curso Técnico em Agropecuária. Utilizando o livro de Jean-Claude Gimonet, foram desenvolvidas atividades de acompanhamento dos tempos-escola, assessoria à equipe pedagógica da escola no planejamento das atividades curriculares e desenvolvimento de programações culturais, mobilização de professores e alunos dos cursos do IBEF/UFOPA para contribuírem em disciplinas do núcleo técnico, participação em formação e realização de palestras sobre a PA. O acompanhamento pedagógico permitiu o diálogo sobre as diferenças entre o sistema educativo de escolas tradicionais e a PA, além da análise da funcionalidade dos instrumentos pedagógicos implementados na escola. Esses instrumentos proporcionam a interação entre os dois espaços-tempos de formação e estimulam a criatividade, a responsabilidade e a auto-estima dos alternantes. A execução do plano de trabalho promoveu o fortalecimento do ensino ofertado pela CFR de Santarém, gerando a interação entre universidade e sociedade.
Palavras-chave: casa familiar rural; Pedagogia da Alternância; instrumentos pedagógicos.