LEITURA E CIDADANIA

Autores

  • Gabriele Nayra Carvalho Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

A leitura muitas vezes fica minimizada diante das atribuições do cotidiano e a oferta dos mais variados meios virtuais interativos disponíveis no mercado para consumo imediato e irrefletido, neste sentido este projeto desenvolveu atividades envolvendo leituras de textos, de variadas áreas do conhecimento, objetivando instigar em crianças de 9 a 13 anos de idade, a curiosidade e criticidade para a compreensão de mundo como forma de incentivo a leitura para além das fronteiras escolares e profissionais. Tal ação evidenciou a importância da leitura para a formação cidadã. A partir do acompanhamento feito pelas diversas formas de registros no decorrer do projeto, notou-se o desenvolvimento das crianças quanto a variação de palavras, a ampliação do vocabulário, a desenvoltura e habilidade para expressar-se em público, maior interação com outras pessoas, o sentimento de responsabilidade, o trabalho em equipe e a livre prática da leitura.

Palavras-chave: leitura; formação cidadã; crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-04-08

Edição

Secção

Artigos