EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: VIVEIRO EDUCADOR, UM ESPAÇO PARA CONSTRUÇÃO DE SABERES, ENRIQUECIMENTO E RESTAURAÇÃO DE ÁREAS NA ESCOLA DO PARQUE DA CIDADE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA
Abstract
Este projeto de extensão universitária teve por objetivo principal resgatar o pomar da Escola do Parque da Cidade de Santarém como espaço educador. A missão da Escola do Parque da Cidade é oferecer educação ambiental de qualidade, dentro de um processo contínuo e participativo, por meio de atividades lúdicas. Para atingir os objetivos, foram feitas revisões bibliográficas, estágio de nove horas semanais desenvolvendo atividades no viveiro e apoiando trabalhos de educação ambiental, alimentação saudável e socioeducativas, realizados pelos educadores da Escola do Parque. Durante o estágio, foi realizado um trabalho de observação do comportamento dos visitantes desse ambiente. O projeto foi levado para duas escolas do município, onde aplicou-se questionários com crianças de idade entre 9 e 12 anos para investigar o consumo e as preferências por frutas regionais, também seus conhecimentos sobre educação ambiental, espécies florestais locais e sua importância. Para finalizar esta etapa, realizaram-se palestras nas escolas da rede municipal de Santarém com temas ligados à importância do consumo de frutas regionais e educação ambiental. A atividade final deste projeto foi a implantação de mudas de espécies frutíferas e florestais da região na escola do Parque da Cidade. Com ações de intervenção no âmbito educacional, foi possível observar a importância de atividades extracurriculares, como palestras e discussões realizadas no processo de formação dos alunos das escolas municipais. Na Escola do Parque da Cidade, por meio da implantação de mudas, foi promovida a regeneração do pomar e implantação de espécies florestais em áreas que se encontravam sem vegetação.
Palavras-chave: Educação ambiental; viveiro; Escola do Parque; Santarém.