Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada?

Autores

  • Aline Veiga dos Santos
  • Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosif
  • Wellington Ferreira de Jesus

Resumo

O presente artigo, um estudo exploratório, constituiu-se em uma abordagem qualitativa que discute a política e a governança da educação superior brasileira, em um momento de privatização e redefinição do papel do Estado. Diante do atual contexto de formulação, elaboração e direcionamento das políticas de educação superior, questiona as implicações do modelo contemporâneo de política e governança educacional a partir das percepções dos atores representantes do Estado e da sociedade civil organizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental e de campo, utilizando-se das técnicas de análise documental e entrevistas no processo de geração e coleta dos dados. A governança adotou um caráter multiescalar, em que as políticas educacionais não podem mais ser concebidas como reserva exclusiva do Estado-Nação. Embora o Estado ainda permaneça como o ator central e principal, o seu papel está cada vez mais limitado diante do forte lobby do mercado nacional e internacional. No entanto, a efetiva participação da sociedade civil pode resultar em novas perspectivas para o cenário vigente.

Palavras-chave: Política pública. Governança educacional. Educação superior.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

SANTOS, A. V. dos; GUIMARÃES-IOSIF, R. M.; JESUS, W. F. de. Política Pública e Governança Educacional: o que pensam os gestores do estado e a sociedade civil organizada?. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 87–105, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/116. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos