v. 15 (2025)

					Visualizar v. 15 (2025)
Publicado: 2025-01-02

Conferência

  • SERVIÇO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E PESQUISAS INTERVENTIVAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

    Maria Edith Romano Siems  
    e025001
    Visualizações do artigo: 351    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2787
  • AVANÇOS TECNOLÓGICOS SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL: problematizando a chamada “Inteligência artificial”

    Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar  
    e025008
    Visualizações do artigo: 482    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2811
  • POSSIBILIDADES DE HUMANIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM VOZES FILOSÓFICAS

    Tânia Rodrigues Palhano   Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e Silva  
    e025013
    Visualizações do artigo: 237    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v1i1.2785
  • A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO ESCOLAR: implicações para o enfrentamento da questão ecológica na Amazônia

    Demerval Saviani  
    e025046
    Visualizações do artigo: 101    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2947

Artigos

  • FORMAÇÃO HUMANA E ENSINO SUPERIOR: repensar a ação educativa para futuros (com)partilhados e sustentáveis

    Eliana Rela   Eliana Maria do Sacramento Soares   Terciane Ângela Luchese  
    e025002
    Visualizações do artigo: 373    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2784
  • MARCAS DO SOFRIMENTO PSICOSSOCIAL E ACADÊMICO EM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Cleidson de Jesus Rocha   Ana Gláucia Pereira da Silva   Maria Aldecy Rodrigues de Lima  
    e025003
    Visualizações do artigo: 238    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2767
  • FORMAÇÃO INICIAL PARA A MUDANÇA NA SALA DE AULA: trabalhar a partir do terceiro espaço educativo sobre os livros ilustrados de não ficção e os ODS através da compreensão da leitura

    Blanca Florido Zarazaga   Salvador Gutiérrez Molero   Carmen Romero Claudio  
    e025004
    Visualizações do artigo: 310    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2809
  • HETERARQUIZAÇÃO E GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: a agenda política do Movimento Todos Pela Educação e do GIFE

    Elainy Paula Viturino Braz   Inalda Maria dos Santos   Nélida Fernanda Inácio da Silva  
    e025005
    Visualizações do artigo: 274    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2664
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI, BAHIA (BRASIL): implicações do deslocamento das crianças para a escola nucleada na cidade

    Eugênia da Silva Pereira   Levindo Diniz Carvalho   Isabel de Oliveira e Silva  
    e025006
    Visualizações do artigo: 569    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2745
  • À SOMBRA DAS MANGUEIRAS: andarilhagem das ideias freireanas e a formação docente no interior do Acre

    Maria Aldecy Rodrigues de Lima   Cleidson de Jesus Rocha   Jussara Oliveira de Souza  
    e025007
    Visualizações do artigo: 268    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2693
  • CAPITAL CULTURAL E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: uma revisão narrativa

    Luiz Fernando Assunção Corrêa   Vergas Vitória Andrade Silva  
    e025009
    Visualizações do artigo: 390    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2763
  • DE BOURDIEU À CHESNAIS: a reprodução da violência simbólica pela universidade pública e o avanço da financeirização no ensino superior privado

    Ualter dos Santos Rojas   Andrisia da Costa Santos   Willian Lima Santos  
    e025010
    Visualizações do artigo: 320    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2702
  • MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA INVESTIGAR A CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA POR METAIS

    Carolina Lourencetti   Francisco Otávio Cintra Ferrarini  
    e025011
    Visualizações do artigo: 157    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2707
  • CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MG – PLANO ESTADUAL, REESTRUTURAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O caso de Espinosa, entre 2015 e 2023

    Rogério Cruz Alkimim   Sálua Cecílio  
    e025012
    Visualizações do artigo: 259    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2775
  • A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA: uma reflexão a partir dos anais do ENPEC

    Edna Alves Pereira da Silva   Jean Leandro Horas   Jaqueline Moll  
    e025014
    Visualizações do artigo: 232    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2794
  • ESTUDO DOS FLUIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Aplicação dos Três Momentos Pedagógicos com Mapas Conceituais

    Shirly Inglecia Silva Prates   Maria Rosangela Soares  
    e025015
    Visualizações do artigo: 259    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2778
  • TRANSPORTE ESCOLAR NO BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO OU INDICADORES EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2015-2024)

    Sônia Lago Amariz   Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha   Carla Leila Oliveira Campos  
    e025016
    Visualizações do artigo: 719    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2711
  • NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL APLICADA A CURSOS DA SAÚDE: revisão de escopo e proposta de framework

    Augusto Santana Palma Silva   Luis Alberto Valotta  
    e025017
    Visualizações do artigo: 279    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2652
  • VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO CENTRO PAULA SOUZA: percepções de gestores e estudantes

    Soraya Kullerkupp Cotro   Nonato Assis de Miranda  
    e025018
    Visualizações do artigo: 246    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2798
  • A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO HAITI: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROBLEMAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A RECONSTRUÇÃO NACIONAL

    Milius Guerrier   Maria José Aviz Rosário  
    e025019
    Visualizações do artigo: 276    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2727
  • AS REFORMAS DO ESTADO COMO MATERIALIZAÇÃO DA DUALIDADE DO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL

    Luis Adriano Fermow   Marilsa Miranda de Souza  
    e025020
    Visualizações do artigo: 152    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2776
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS: gestão escolar e fatores psicossociais

    Poliana da Silva Almeida Santos Camargo   Flávia da Silva Ferreira Asbahr  
    e025030
    Visualizações do artigo: 230    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2792
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): um olhar para o ensino de Ciências

    Aldefran Aderson da Silva Souza   Lucas Emanuel de Oliveira Maia   Francisco Herbert Lima Vasconcelos   Leonardo Alcântara Alves  
    e025031
    Visualizações do artigo: 228    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2699
  • PRÁTICAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE FÍSICA: Um estado do conhecimento relacionado aos conteúdos de acústica no ensino médio e superior público

    Amilson Monteiro Miranda Filho   Vanusa Bezerra Pachêco   Eliana De Macedo Medeiros  
    e025032
    Visualizações do artigo: 285    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2704
  • MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: a Escola Industrial de Natal a partir do impresso religioso A Ordem (1939 a 1950)

    Débora Cristina de Souza Pereira   Olivia Morais de Medeiros Neta   Rita Diana de Freitas  
    e025033
    Visualizações do artigo: 154    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2831
  • PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO)

    Wansley Ferreira de Freitas   Luiz Bezerra Neto  
    e025034
    Visualizações do artigo: 332    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2771
  • ENTRE RIOS, BARRANCOS E IGARAPÉS: um estado da arte sobre currículo e práticas escolares em comunidades ribeirinhas

    Itamar Cunha de Souza   Rafael Marques Gonçalves  
    e025035
    Visualizações do artigo: 264    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2839
  • O LUGAR DO (A) PROFESSOR (A) NAS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: o que dizem as pesquisas

    Iula Santanna Teixeira   Jaqueline Moll  
    e025036
    Visualizações do artigo: 156    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2825
  • UMA MEMÓRIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

    José Ricardo e Souza Mafra   Elisangela Aparecida Pereira de Melo  
    e025037
    Visualizações do artigo: 105    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2791
  • A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS: qual o limite da precariedade?

    Tiago Aquino Silva de Santana   Luiz Percival Leme Britto  
    e025038
    Visualizações do artigo: 115    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2926
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: a accountability nas ações do Tribunal de Contas do Estado da Bahia

    Lizandra Almeida Souza  
    e025039
    Visualizações do artigo: 124    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2847
  • A PROVA TEÓRICA E O BANCO NACIONAL DE ITENS NO CONTEXTO DAS REFORMULAÇÕES DO ENADE

    Atair Silva de Sousa   Verônica Sousa  
    e025040
    Visualizações do artigo: 153    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2851
  • Visita ao planetário: o que pensam e planejam os professores?

    João Victor Pereira Toso   Alessandro Damásio Trani Gomes  
    e025041
    Visualizações do artigo: 93    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2909
  • A MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: revisão da literatura

    Giedre Oliveira Nascimento   Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    e025043
    Visualizações do artigo: 205    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2855
  • REACIONARISMO E OS “ATAQUES CONTRA ESCOLAS” NO BRASIL

    Marcos Francisco Martins   Ingrid Corrêa Cardoso de Souza  
    e025044
    Visualizações do artigo: 129    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v1i1.2861
  • NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS: mitos e lendas como mediação no Ensino Fundamental a partir da lei nº 11.645/08

    Kelly Cristina Batista de Castro   Tatiana de Lima Pedrosa Santos  
    e025045
    Visualizações do artigo: 224    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2857
  • O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: o papel do diretor escolar na promoção da saúde na escola básica

    Reginaldo Célio Almeida de Oliveira   Dinair Leal da Hora   Cláudia Cristina Pinto Girard  
    e025047
    Visualizações do artigo: 176    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2889
  • HABILITAR EL APRENDIZAJE: habilidades adaptativas en estudiantes con discapacidad intelectual

    Mery Lizeth Roa Acero   Diego Armando Bautista Díaz   Benjamin Baron-Velandia  
    e025048
    Visualizações do artigo: 214    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2888
  • REFLEXÕES PERTINENTES A CAMINHOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS NAS ESCOLAS

    Janaína Moreira Pacheco de Souza   Tainá Pinto Bessa Ribeiro   Thaíse Machado Santos  
    e025049
    Visualizações do artigo: 113    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2856
  • A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM GEOGEBRA

    Taylla Cristina de Paula Silva   Silvana Claudia dos Santos   Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria  
    e025050
    Visualizações do artigo: 63    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2870
  • A FORMAÇÃO INICIAL E OS SENTIDOS DA PERMANÊNCIA NAS POLÍTICAS ESTUDANTIS DA UFAL

    Ana Karla Loureiro da Silva   Marinaide Lima de Queiroz Freitas   Claudio Pinto Nunes  
    e025051
    Visualizações do artigo: 60    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2933
  • PUXIRUM DE SABERES EM COMUNIDADES DO CAMPO, RIOS E FLORESTAS DA AMAZÔNIA: uma possibilidade de formação permanente de professores

    Edilson da Costa Albarado   Salomão Antônio Mufarrej Hage  
    e025052
    Visualizações do artigo: 133    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2844
  • ESTIGMATIZAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: uma análise a partir das interações em uma escola de ensino médio

    Anna Donato Gomes Teixeira   Rodrigo Rosistolato  
    e025053
    Visualizações do artigo: 56    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2906
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO AMBIENTE PROFISSIONAL: Reflexões sobre os fatores que influenciam a prática de graduandos participantes do Programa Residência Pedagógica

    Éder Belém Guedes   Carolina Buso Dornfeld  
    e025054
    Visualizações do artigo: 61    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2904
  • ACESSO ABERTO DE INFORMAÇÃO COMO FATOR IMPULSIONADOR DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANGOLA

    Renato Pereira   Adolfo Caiji Cabeia   Aníbal Antánio Vuma  
    e025055
    Visualizações do artigo: 53    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2983
  • EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: percepções docentes sobre integração e desafios

    Erico Fernando Lopes Pereira-Silva  
    e025056
    Visualizações do artigo: 46    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2984
  • EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA A DEMOCRACIA E CIDADANIA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988

    Milena Silva Freire   Deyvison Couras Rolim   Antônio Roberto Xavier  
    e025057
    Visualizações do artigo: 60    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2986
  • A CENOPOESIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA DE CUIDADO EM EDUCAÇÃO POPULAR SOB A PERSPECTIVA DA PRAGMÁTICA CULTURAL

    Cineide Lopes de Sousa Nogueira   Claudiana Nogueira de Alencar  
    e025058
    Visualizações do artigo: 35    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2990
  • ESTATÍSTICA MULTIVARIADA APLICADA NO DESEMPENHO ESCOLAR DE PONTA GROSSA-PR

    Marcos Teixeira Alves   Scheila Valechenski Biehl   Deyse Márcia Pacheco Gebert  
    e025059
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2981
  • OS SIGNOS DOS (DES)ENCONTROS EM TEMPOS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA: entre memórias, práticas e experiências

    Gabriel Alves dos Santos   Paulo Augusto Tamanini   Emerson Augusto de Medeiros  
    e025060
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2982
  • FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE RAIMUNDO DO NASCIMENTO BATISTA LANDIM NA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ

    Francisca Genifer Andrade de Sousa   Geandra Claudia Silva Santos   Lorena de Oliveira Araújo  
    e025061
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2992
  • PROFESSOR READAPTADO: uma revisão integrativa sobre saúde mental, identidade e perspectivas na carreira

    Gilzelia Cristina Pereira de Mendonça   Tereza Matos  
    e025062
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2890
  • INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Aline Oliveira Soares Arraes   Maria Consuelo Alves Lima  
    e025063
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2901
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A DIMENSÃO EMOCIONAL DO ENSINO

    Daniela de Cássia Duarte   Robson Macedo Novais  
    e025064
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2892
  • A GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO PARAENSE: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como instrumento de avaliação educacional

    Rosilene Ferreira de Almeida   João Paulo da Conceição Alves  
    e025065
    Visualizações do artigo: 0    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2881

Dossiê

  • Apresentação: CIDADE, FORMAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

    Jaqueline Moll   Rachel Costa de Azevedo Mello   Edna Alves Pereira da Silva  
    e025021
    Visualizações do artigo: 127    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2838
  • A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PARÁ E SUA RELAÇÃO COM A NOVA GESTÃO PÚBLICA

    Elenise Pinto de Arruda   Maria Lília Imbiriba Sousa Colares  
    e025022
    Visualizações do artigo: 223    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2804
  • A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NA TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

    Maria Rizocleide Soares Frutuoso   Rachel Costa de Azevedo Mello  
    e025023
    Visualizações do artigo: 156    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2803
  • A Sociologia da Infância e as Culturas Infantis Educando as crianças na constituição de cidades que educam e transformam

    Elisabete Cerutti   Marili Moreira da Silva Vieira   Vanusa Eucleia Geraldo de Almeida  
    e025024
    Visualizações do artigo: 277    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2799
  • ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COMO CAMPO CONCEITUAL: uma análise das teses defendidas sobre o tema (2015-2022)

    Ricardo de Almeida Collar   Carlos Wagner Costa Araújo  
    e025025
    Visualizações do artigo: 92    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2808
  • A PERSPECTIVA DA CIDADE QUE EDUCA E SUA RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Alceli Ribeiro Alves   Andressa Muñoz Slompo  
    e025026
    Visualizações do artigo: 159    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2793
  • (RE)CONHECER PARA COLORIR EM GUANAMBI - BA: a escola da periferia enquanto coração da cidade que educa e (se) transforma

    Arley Fagner Pereira Souza   Wagnervalter Dutra Júnior  
    e025027
    Visualizações do artigo: 101    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2797
  • EPISTEMICÍDIO ACADÊMICO, RELAÇÕES DE GÊNERO E INTERSECCIONALIDADE: DESAFIO PARA UM CURRÍCULO DECOLONIAL, INCLUSIVO E PLURAL

    Gisseila Andrea Ferreira Garcia Andrade   Edna Alves Pereira da Silva  
    e025028
    Visualizações do artigo: 219    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2796
  • RESENHA: POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO BRASIL E NO CONTEXTO INTERNACIONAL

    Maria José Viana Marinho de Mattos  
    e025029
    Visualizações do artigo: 120    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2777

Resenha