PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO)

Autores

Palavras-chave:

Eixos e ações. Movimentos Sociais. Políticas Educacionais. PRONACAMPO.

Resumo

O presente estudo tem a função de promover a reflexão sobre uma das principais políticas de educação do campo, o Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), que foi instituído com a proposta de oferecer assistência técnica e financeira por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), aos estados, Distrito Federal e municípios. O objetivo é conhecer como se estabelecem os eixos e suas ações, a fim de fazer apontamentos de suas políticas de implementação e consolidação. A metodologia utilizada é de pesquisa de abordagem qualitativa, alicerçada em análise bibliográfica e documental, com uso de referenciais voltados para a temática de Educação do Campo e suas políticas. Como resultado, aponta-se a importância dos movimentos sociais na luta por melhorias da qualidade da educação do campo, porém, o programa recebeu críticas quanto ao seu atendimento e distanciamento da realidade e o cerceamento de políticas neoliberais que ficaram evidentes a partir do ano de 2016.

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Biografia do Autor

Wansley Ferreira de Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Aporé/GO

Professor da rede Municipal de Educação de Aporé/GO. Graduação em História pelas Faculdade Vale do Aporé (2007). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cassilândia (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016), linha "História, Sociedade e Educação"; Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar- (2023), linha "Estado, Política e Formação Humana". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - GEPEC/HISTEDBR- UFSCar. Atua em História da Educação, História de instituições Escolares no campo, Política Educacional (Plano Nacional de Educação-PNE e Transporte escolar rural) e Educação de Jovens e Adultos-EJA.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos-UFSCar

Pós-Doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor Titular na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, São Paulo, Brasil, onde contribui tanto na Graduação quanto na Pós- graduação. Além disso, desempenha o papel de coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC), uma importante iniciativa na área de Educação.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

FREITAS, W. F. de; NETO, L. B. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO). Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025034, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2771. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2771. Acesso em: 12 dez. 2025.

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