PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (PRONACAMPO)
Palavras-chave:
Eixos e ações. Movimentos Sociais. Políticas Educacionais. PRONACAMPO.Resumo
O presente estudo tem a função de promover a reflexão sobre uma das principais políticas de educação do campo, o Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), que foi instituído com a proposta de oferecer assistência técnica e financeira por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), aos estados, Distrito Federal e municípios. O objetivo é conhecer como se estabelecem os eixos e suas ações, a fim de fazer apontamentos de suas políticas de implementação e consolidação. A metodologia utilizada é de pesquisa de abordagem qualitativa, alicerçada em análise bibliográfica e documental, com uso de referenciais voltados para a temática de Educação do Campo e suas políticas. Como resultado, aponta-se a importância dos movimentos sociais na luta por melhorias da qualidade da educação do campo, porém, o programa recebeu críticas quanto ao seu atendimento e distanciamento da realidade e o cerceamento de políticas neoliberais que ficaram evidentes a partir do ano de 2016.
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