v. 11 (2021)

					Visualizar v. 11 (2021)
Publicado: 2021-01-10

Conferência

Artigos

  • OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940

    Jaqueline Basso
    e020124
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1514
  • HÁ VIDA NA MÁQUINA? NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E O CASO DO URUGUAI

    Adriana Marrero
    e020127
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1546
  • MOVIMENTO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: reverberações de nosso tempo

    Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Livia Cavalcante Vieira, Maria Marina Dias Cavalcante, Maria Socorro Lucena Lima
    e020128
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1530
  • O LUGAR DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PROJETOS POLITICO-PEDAGÓGICOS DE DUAS ESCOLAS PARAENSES

    Wilma de Nazaré Baía Coelho , Kátia Evangelista Regis, Carlos Aldemir Farias da Silva
    e020129
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1533
  • A FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS DILEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura

    Sarah Berrios Kreuger, Paula Ramos
    e020130
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1534
  • AS DEFINIÇÕES DE MUSEU E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MUSEAL EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

    Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires, Camila Silveira
    e020132
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1536
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: desafios e perspectivas na formação docente

    Fernanda Reolon Baldiati Dornelles, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
    e020133
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1537
  • NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE OS SURDOS EM TECNOLOGIAS VIRTUAIS: análise videográfica no site do youtube®

    Kátia do Socorro Carvalho Lima, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Igor Belo dos Santos
    e020134
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1538
  • IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: compartilhando saberes no Ensino Superior

    Mario Roberto Venere, Melissa Velanga Moreira, Carmen Tereza Velanga
    e020135
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1539
  • NEO-CONSERVADURISMO Y EDUCACIÓN EN EL URUGUAY ACTUAL: Ecos de la Escola sem Partido (ESP) en la realidad uruguaya

    Pablo Martinis
    e020136
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1540
  • DESCONSTRUINDO A LÓGICA DA ESCOLA SEM PARTIDO: glosas críticas

    Jorge Fernando Hermida, Jailton de Souza Lira
    e020137
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1542
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional

    Evaldo Piolli, Mauro Sala
    e020138
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1543
  • A PRESENÇA DE MULHERES NA EDUCAÇÃO ANGOLANA

    Ruth Canga Buza Ferreira, Terezinha Valim Oliver Gonçalves
    e020139
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1544
  • PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE: o papel da coordenação pedagógica

    Erica Cristina de Souza Sena, Fernanda Pinheiro Lopes Camacho, Maria de Fátima Ramos de Andrade
    e020150
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1547
  • NA CONTRAMÃO DA DEMOCRACIA: a crescente indicação política de gestores escolares em Alagoas

    Isabela Macena dos Santos, Eva Pauliana da Silva Gomes, Edna Cristina do Prado
    e020151
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1561
  • DIMENSÃO PROCEDIMENTAL NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Renan Santos Furtado, Christiani Lourdes Melo Newar
    e020152
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1562
  • RESILIÊNCIA CULTURAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR VERSUS PÓS-MODERNIDADE-PÓS-VERDADE

    Juan Carlos Rodríguez Cruz, Luiz Bezerra Neto , Yanely Rodríguez Parra
    e020153
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1563
  • CURRÍCULO E SABER OBJETIVO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NAS SALAS MULTISSERIADAS

    Maria Cristina dos Santos, Klívia de Cássia Silva Nunes
    e020154
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1564
  • OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

    Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Sérgio Camargo
    e020156
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1571
  • O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NA REALIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS

    Alana Laís de Araújo Almeida Silva , Erick Rodrigues da Rocha , Givanildo da Silva
    e020157
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1572
  • ALUNOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: o que mudou nas práticas curriculares do professor do ensino superior?

    Maria Antonia Vidal Ferreira, Lucas de Vasconcelos Soares, Taciara Soares Castro
    e020158
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1574
  • IDENTIDADE NEGRA EM NARRATIVAS INFANTIS: a memória como alicerce construtor da identidade negra dentro das identidades

    Claudia Souza Santos, João Diogenes Ferreira dos Santos
    e020159
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1582
  • DIDÁTICA DO PENSAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA

    Gislene Turatti, Roberta Pasqualli
    e020160
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1521
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA NECESSIDADE DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL

    Maria Isabel Moura Nascimento, Isabel Castilho Palhano, Suzamara Weber
    e020161
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1616
  • LA FORMACIÓN INICIAL EN EDUCACIÓN FÍSICA. NOTAS PARA PROBLEMATIZAR LA RELACIÓN ENTRE TEORÍA Y PRÁCTICA EN LA FORMACIÓN TERCIARIA NO UNIVERSITARIA

    Norma Beatriz Rodríguez Feilberg, Maria Jimena Galmez
    e020162
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1575
  • RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES, FORMAÇÃO DE MEMÓRIAS E APRENDIZAGEM: uma revisão sistemática

    Paulo Marcelo Pedroso Pereira, Carla Marina Costa Paxiúba, Celson Pantoja Lima
    e020163
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1576
  • REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS 1990: o Brasil segue o guia neoliberal Brazil follows the neoliberal guide

    FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, ANA PAULA MARINHO DE LIMA
    e020165
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1610
  • CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

    Paulo Cesar Oliveira, Nelson Antonio Pirola
    e020166
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1662
  • UM PANORAMA DA QUALIDADE DOS ITENS ELABORADOS PARA O BANCO NACIONAL DE ITENS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA EDIÇÃO DO ENADE DE 2019

    Atair Silva de Sousa
    e020167
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1620
  • COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia

    Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco
    e020168
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600
  • FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: olhares discentes sobre a dicotomia enttre as disciplinas específicas e pegagógicas

    Pamela Gonçalves, Vilmar Malacarne
    e020169
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1617
  • INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: quando as questões de raça, gênero e classe social interrogam as práticas docentes

    Camila Nagem Marques Vieira, Paulo Melgaço da Silva Junior, Maria Vitória Campos Mamede Maia
    e020170
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1697
  • “O BRASIL NÃO PODE MAIS ESPERAR”: estratégias discursivas na campanha pró-educação domiciliar do MEC

    Francisco Vieira da Silva
    e020181
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1652
  • CURRÍCULO ESCOLAR COMO MOBILIZAÇÕES INVENTIVAS E AFETIVAS PELA PRÁTICA DOCENTE

    Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Éverton Feitosa dos Santos, Fernanda Costa de Góes
    e020182
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1760
  • AULAS REMOTAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PANDEMIA COVID-19, PROPOSTO POR UMA SECRETARIA MUNICIPAL E COM A ÓTICA DOS PROFESSORES: Um estudo descritivo-documental

    Douglas Alencar Vieira, Ângelo Solano Negrão, Carlos Anderson Assis de Sousa, Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro
    e020183
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1633
  • POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO CEARENSE (2007-2019)

    Arlane Markely, Andréia Ferreira da Silva
    e020184
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1671
  • A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES MINISTRANTES DE UM PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: os aspectos metodológicos no caso de Rondônia

    Daniela Tissuya Silva Toda, Rosângela de Fátima Cavalcante França
    e020186
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1630
  • A DÚVIDA NO ENSINO DE ÉTICA NO ENSINO MÉDIO

    Leandro Kingeski Pacheco, Celso João Carminati
    e020185
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1619
  • INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais

    Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silva
    e020187
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELA CATEGORIA “LUGAR”: a partir do saber tradicional da “panema”

    Gelciane da Silva Brandão, Leandro Nogueira Batista, José Vicente de Souza Aguiar
    e020188
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1678
  • PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: um olhar a partir do IRaMuTeQ

    Raylson dos Santos Carneiro, Idemar Vizolli
    e020190
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E SEU REFLEXO NA PRÁXIS EDUCATIVA

    Gisele de Brito Braga, Iolanda Lameira, Zeina Thomé
    e020191
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1714
  • PANDEMIA E A EDUCAÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: elementos para avaliar o contexto

    Sandra Fernandes Leite, Fernando Tavares Junior, Catharina da Cunha Glória
    e020192
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1706
  • CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DIDÁTICO GALPERIN, TALÍZINA E MAJMUTOV PARA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DISCENTES

    Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Héctor José García Mendoza, Oscar Tintorer Delgado
    e020193
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1651
  • A PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA

    Rosângela Fernandes TORRES, Arminda Rachel Botelho MOURÃO
    e020195
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674
  • MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO: perspectivas metodológicas introdutórias

    Leandro Eliel Pereira de Moraes
    e020196
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1743
  • ANÁLISE DOS CRITÉRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA EM ARTIGOS DA ÁREA DE ENSINO PUBLICADOS ENTRE 2010-2020

    Nayara de Lima Oliveira, Bruno Silva Leite
    e020197
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1594
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS

    Elane Rodrigues de Oliveira, Maria Iolanda Monteiro
    e020198
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1737
  • A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL TRADUZIDA NOS PME E PNME a qualidade do ensino em questão

    Eliene Passos, Maria de Fátima Matos de Souza
    e020199
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1614
  • MOTIVAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: sentidos de professores

    Isamary Roberta Ferreira Cézar, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    e020200
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1723
  • O ENSINO DE QUÍMICA COMO UNIDADE DIALÉTICA ENTRE OS NÍVEIS MACROSCÓPICOS E SUBMICROSCÓPICOS: para além do triângulo do Johnstone

    Caio de Souza Silva, Hélio da Silva Messeder Neto
    e020201
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1607
  • APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR URBANO POR CRIANÇAS DE ÁREA RURAL

    Leticia Michele Stencel, Ana Paula Soares da Silva
    e020202
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1675
  • CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITÍCA À FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Madma Laine Colares Gualberto, Juracy Machado Pacífico
    e020203
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1753
  • EDUCAÇÃO ALIMENTAR: fatores influenciadores na seletividade alimentar de crianças

    Luísa Moreira Favretto, Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
    e020204
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1626
  • PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: o plano nacional de educação como arena de conflitos e interesse

    Luciene Amaral Da Silva, Inalda Santos
    e020205
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1596

Resenha

  • PROFISSÃO DOCENTE: desafios, perspectivas e debates contemporâneos

    Francine Santos Gomes, Tiago Melo de Oliveira, Fábio Viana Santos
    e020126
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1528
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO: o contributo da pesquisa epistemológica para construção do objeto de pesquisa

    João Batista da Silva
    e020131
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1535
  • A ATIVIDADE EDUCATIVA DOS JESUÍTAS NO JAPÃO (1549-1597)

    Daniel Longhini Vicençoni, Renata Franqui
    e020164
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1568
  • REPENSANDO O MUNDO PARA TEMPOS PÓS-CORONAVÍRUS: as lições esperançosas de Edgar Morin

    Taline Sabany Velasques, Rafael Montoito
    e020194
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1708

Dossiê

  • Dossiê temático "Educação pública na contemporaneidade: cenários, desafios e perspectivas"

    Dinair Leal da Hora, Dora Fonseca
    e020140
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1548
  • A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA AMAZÔNIA: o Pacto Universitário e as iniciativas institucionais

    Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Jemina de Araújo Moraes Andrade, Ilma de Andrade Barleta
    e020141
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1549
  • DIVERSIDADE CULTURAL: processos migratórios e a educação municipal de Boa Vista-RR

    Leila Adriana Baptaglin, Patrícia de Sousa Silva Monteiro
    e020142
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1550
  • “EU REBOLO ATÉ O CHÃO MESMO!”: vidas precárias e corpos de gênero dissidentes no cotidiano escolar

    Ivan Amaro, Dilton Ribeiro Couto Junior, Bruno Rodrigues Ganem
    e020143
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1559
  • CURRÍCULOS E CURRICULARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA NOS MESTRADOS EM EDUCAÇÃO DA UFPA, UEPA, UFT NA/DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

    Damião Rocha, Marcos Irondes Coelho
    e020144
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA E O TRABALHO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA EFETIVAÇÃO DA META 19

    Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva
    e020145
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1553
  • O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE E A EDUCAÇÃO BÁSICA: análise e perspectivas do cumprimento da meta de universalização do ensino fundamental

    Mark Clark Assen de Carvalho, Josenir de Araújo Calixto
    e020146
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1554
  • AS PLATAFORMAS INFORMÁTICAS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: modernização ou burocratização?

    Maria João de Carvalho, Armando Loureiro
    e020147
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1555
  • RELAÇÃO SAÚDE-DOENÇA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DAS CRIANÇAS

    Glenda Gabriele Bezerra Beltrão, José Vicente de Souza Aguiar , Andrigéssica Mota da Silva
    e020148
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1560
  • A QUESTÃO PÚBLICA DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE

    Luziane Said Cometti Lélis
    e020149
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1558
  • DOSSIÊ TEMÁTICO: Vicissitudes de uma década

    Cristiane Machado, Elisangela Scaff
    e020171
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1701
  • MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA MINEIRA

    Rosangela Santos, Elisângela Alves da Silva Scaff
    e020173
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1659
  • NOTAS SOBRE POLÍTICA DE ENSINO TÉCNICO SUPERIOR NO CHILE. Progresso e desafios 2010-2020

    Jorge Alarcón-Leiva, Catalina Gotelli-Alvial
    e020174
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1635
  • A POLÍTICA EDUCACIONAL NA DÉCADA 2010 A 2020: análise de publicações

    Jefferson Mainardes, Silvana Stremel
    e020175
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1634
  • EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS ASSIMÉTRICOS NO BRASIL DE 2010 A 2020: política e gestão como objeto de pesquisa da pós-graduação politics and management as an object of postgraduate research

    Maria Alice de Miranda Aranda, Giselle Cristina Martins Real, Fabio Perboni
    e020176
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1660
  • CONTORNOS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

    Cristiane Machado, Maria Helena Bravo
    e020177
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1657
  • O BALANÇO DE UMA DÉCADA DA PROMULGAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA

    Sinara Almeida Costa, Rosimeire Costa de Andrade Cruz
    e020178
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1666
  • UM NOVO ETHOS EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO: DA FORMAÇÃO INTEGRAL AO EMPREENDEDORISMO

    Marilda de Oliveira Costa, Maria Raquel Caetano
    e020179
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1655