REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS 1990: o Brasil segue o guia neoliberal

Brazil follows the neoliberal guide

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1610

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Reforma da Educação Profissional, Decreto Nº 2.208/1997

Resumo

Na década de 1990, o governo brasileiro realizou uma série de reformas embasadas nos princípios neoliberais de competitividade, individualidade e liberdade do mercado. O objetivo deste artigo é compreender o processo como ocorreram essas reformas e analisar os seus efeitos na Educação Profissional. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica tendo por base pesquisadores como: Bresser-Pereira (1997, 1996), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Frigotto (2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Martins (2000), Cunha (2005), dentre outros. Também foi realizada uma pesquisa documental a partir da leitura e da análise dos documentos que implantaram a Reforma da Educação Profissional. A pesquisa evidenciou que essa Reforma, seguindo os princípios neoliberais de competitividade e meritocracia, teve como foco a formação de mão de obra para suprir as necessidades do mercado. Também foi oficializada a histórica dualidade nas políticas educacionais brasileiras ao se separar o Ensino Médio do Técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação (UFRN), Pós-Doutor em Educação (UFF). Líder do Grupo de Estrudos “Trabalho, Educação e Sociedade”. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Brasil), nos Programas de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA), em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). 

ANA PAULA MARINHO DE LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciatura em Pedagogia (UERN).
Mestrado em Ensino (POSENSINO), Associação ampla UERN/IFRN/Ufersa, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2019-2020.
Doutoranda em Educação Profissional (PPGEP/IFRN).

Referências

BARROS, J. A. A fonte histórica e o seu lugar de produção. Petrópolis: Vozes, 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, DF, Imprensa Nacional, 1995. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoesoficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, DF, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2.º do artigo 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1997, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, DF, 1997a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm Acesso em: 8 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 646, de 14 de maio de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96 e no Decreto n° 2.208/97 e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PMEC646_97.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1005, de 10 de dezembro de 1997. Implementa o Programa de Reforma da Educação Profissional – PROEP. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1997c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PMEC1005_97.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: documento base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf Acesso em: 8 jul. 2021.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Crise econômica e reforma do Estado no Brasil. São Paulo: editora 34, 1996.

BRESSER-PEREIRA, L. C. A Reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova, São Paulo. n. 45, p. 49-95, 1997.

CUNHA, L. A. O Ensino Profissional na Irradiação do Industrialismo. 2. ed. São Paulo: UNESP, Brasília, 2005.

CAIRES, V. G.; OLIVEIRA, M. A. M. Educação Profissional Brasileira: da Colônia ao PNE 2014-2020. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

FRIGOTTO, G. Fundamentos Científicos e Técnicos da Relação Trabalho e Educação no Brasil de Hoje. In: LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 241-288.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 57-82.

FRIGOTTO, G..; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56.

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In. SILVA, T. T.; GENTILI, P. (Org.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996. p. 9-49.

Gomes, M. A. O. et al. O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica. Revista Exitus, Santarém, v. 4, n. 1, p. 255- 274, Jan/Jun. 2014.

HAYEK, F. A. O caminho para a servidão. 6. ed. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises. Brasil, 2010.

KUENZER, A. Z. O ensino médio no contexto das políticas públicas de educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 4, p. 77-95, jan./fev./mar./abr. 1997.

KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, out. 2007.

LIMA FILHO, D. L. A reforma da Educação profissional no Brasil nos anos noventa. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

MARTINS, M. F. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? Campinas: Autores Associados, 2000.

MALDANER, J. J. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 13, p. 1-14, 2017.

OLIVEIRA, R. A (des)qualificação da Educação Profissional Brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 12. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2011a.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma política educacional. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2011b.

SILVEIRA, Z. S. Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

SHIROMA, O. E.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

STAMATTO, M. I. S. A legislação como fonte para a história da educação. In: SOUZA, E. C.; VASCONCELOS, J. G.; CASTRO, C. A. (Org.). História da Educação: memória, arquivos e cultura escolar. Rio de Janeiro: Salvador: Quartet: Uneb, 2012. p. 277-292.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

SOUZA, F. D. C. S.; LIMA, A. P. M. de. REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS 1990: o Brasil segue o guia neoliberal: Brazil follows the neoliberal guide. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020165, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1610. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1610. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)