v. 13 (2023)

					Visualizar v. 13 (2023)
Publicado: 2023-01-10

Conferência

  • A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA INSTITUIR O CONHECIMENTO COMO COMUM

    Rosimeri de Oliveira Dias  
    e023083
    Visualizações do artigo: 744    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2558

Dossiê

Artigos

  • EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: produção da pós-graduação brasileira (2000-2020)

    Fabrício Santos Dias de Abreu   Patrícia Lima Martins Pederiva  
    e023001
    Visualizações do artigo: 589    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1745
  • ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: dilemas e desafios na Baixada Fluminense

    Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão   Leandro Sartori   Daniel Alves da Silva  
    e023002
    Visualizações do artigo: 515    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2175
  • UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

    José Ricardo e Souza Mafra   Pedro Franco de Sá  
    e023003
    Visualizações do artigo: 328    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1981
  • O NEGRO E A EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: entre a lei e a realidade (1822-1889)

    Marco Antônio de Oliveira Gomes   Mônica Vasconcelo   Crislaine Aparecida Pita  
    e023004
    Visualizações do artigo: 840    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2201
  • PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química

    Maria das Graças Cleophas   Everton Bedin  
    e023005
    Visualizações do artigo: 897    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145
  • UMA VIAGEM PELAS FUNÇÕES DO DELEGADO DE DISCIPLINA: um estudo realizado no ensino secundário de São Tomé e Príncipe

    António Joaquim Fernandes Ruas Coelho   Branca Margarida Miranda  
    e023006
    Visualizações do artigo: 216    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1967
  • A PERCEPÇÃO DE CORPO DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PRIVADA EM SANTARÉM-PA: corporeidade em cena

    Franciellen Tapajós Ribeiro   Hergos Ritor Fróes de Couto  
    e023008
    Visualizações do artigo: 336    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2059
  • POLÍTICA, EDUCAÇÃO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO

    Smile Golobovante   Clarice Melo   Alberto Damasceno  
    e023009
    Visualizações do artigo: 376    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2061
  • A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM

    Eliana de Macedo Medeiros   Vera Lúcia Reis da Silva  
    e023010
    Visualizações do artigo: 229    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113
  • DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

    Luciana Guimarães   Caroline Torres   Déborah Lima  
    e023011
    Visualizações do artigo: 335    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1918
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    PATRÍCIA SÁ BATISTA COIMBRA   Edilan de Sant Ana Quaresma  
    e023012
    Visualizações do artigo: 570    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1728
  • ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021

    Rita Florêncio Rocha Kasahara   Pedro Franco de Sá  
    e023013
    Visualizações do artigo: 513    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861
  • DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS

    George Christ Caraveo   José Carlos de Souza Pereira   José Messildo Nunes  
    e023014
    Visualizações do artigo: 165    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126
  • BIOMAS BRASILEIROS: uma investigação acerca das fragilidades de seu ensino e aprendizagem

    Débora Velasque de Souza   Fernando Icaro Jorge Cunha   Ailton Jesus Dinardi  
    e023015
    Visualizações do artigo: 657    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2106
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: uma revisão sistemática

    Juliana Santos do Rosário   Marinalva Lopes Ribeiro  
    e023016
    Visualizações do artigo: 656    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2110
  • OS JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Denise Nascimento   Vanuza Martins Lara   Melanie Kaline Truquete  
    e023017
    Visualizações do artigo: 662    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1965
  • O DESVELAR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

    Francisco Jucivânio Félix de Sousa   José Claudio Del Pino  
    e023018
    Visualizações do artigo: 330    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2140
  • PEDAGOGIA DE MASSAS DO NEOCONSERVADORISMO

    José Eustáquio Romão  
    e023019
    Visualizações do artigo: 316    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2213
  • “A VIDA NÃO É UMA CARREIRA”: confluências pedagógicas para uma prática educativa ecológica

    Djavan Antério   Mariana Fernandes  
    e023020
    Visualizações do artigo: 238    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2132
  • A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM ÁLGEBRA LINEAR

    Renan Marcelo da Costa Dias   João Cláudio Brandemberg  
    e023021
    Visualizações do artigo: 203    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2135
  • TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Como enfrentamos os obstáculos?

    Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher   ELCIO SCHUHMACHER  
    e023022
    Visualizações do artigo: 498    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2205
  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: avanços e desafios em uma universidade pública na Amazônia

    Helana Miranda da Cruz Gomes   Tania Suely Azevedo Brasileiro   Luís Alípio Gomes  
    e023023
    Visualizações do artigo: 518    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2226
  • O TRABALHO DOCENTE E A CONDIÇÃO DE PROLETARIZAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS: necessidades e perspectivas

    Priscila Olindo Alves   Marcela de Moraes Agudo  
    e023024
    Visualizações do artigo: 242    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2171
  • O PROCESSAMENTO SENSORIAL E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

    Joycy Beatriz Moreira Maia   Ana Valéria Marques Fortes Lustosa  
    e023025
    Visualizações do artigo: 447    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2320
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE DOCENTES DO IFSC

    Bárbara Colossi Felippe   Salete Valer  
    e023026
    Visualizações do artigo: 1015    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1953
  • CONDUTAS DE RISCO: UMA RESPOSTA SUBJETIVA DO ADOLESCER CONTEMPORÂNEO

    Pâmela Súelli da Motta Esteves  
    e023027
    Visualizações do artigo: 446    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2322
  • O “NÃO LUGAR” DO “CORPO TRAVESTI” NO “CORPO DISCENTE” DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NA AMAZÔNIA NORTISTA

    Damião Rocha   Jessika Villalon Sousa Cruz  
    e023028
    Visualizações do artigo: 746    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2119
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

    Lucas Henrique da Costa Menezes   Maria Rosangela Soares  
    e023029
    Visualizações do artigo: 442    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210
  • ÉTICA NA DOCÊNCIA: revisão de literatura

    Méris Nelita Fauth Bertin   Jefferson Mainardes  
    e023030
    Visualizações do artigo: 1627    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2353
  • TECNOLOGIAS E SALAS DE AULA, UMA PERSPECTIVA DO ALVORECER DO SÉCULO XXI: características e enquadramento da tecnologia, um olhar crítico

    Fabiano Pereira dos Santos   Fabiane Maia Garcia  
    e023031
    Visualizações do artigo: 442    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2129
  • ENTRAVES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRN

    Jonathan Alves Martins   Andréia da Silva Quintanilha Sousa  
    e023032
    Visualizações do artigo: 274    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2371
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: percepções de acadêmicas(os) do PARFOR em um município paraense

    Lana Claudia Macedo da Silva   João Luiz da Silva Lopes  
    e023033
    Visualizações do artigo: 168    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1696
  • ASPECTOS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DA LIDERANÇA ESCOLAR CONCEITUALIZAÇÕES E MODELOS

    Carolina Yelicich  
    e023034
    Visualizações do artigo: 178    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2040
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENÁRIO DE INCERTEZAS: subjetivações para (re)existências

    Elza Margarida de Mendonça Peixoto  
    e023035
    Visualizações do artigo: 308    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2346
  • A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente

    Sirley Leite Freitas   Moisés José Rosa de Souza   Joab Da Silva Lima  
    e023036
    Visualizações do artigo: 221    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386
  • A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2009 e 2021

    Juliana de Mello Moraes   Claudinete de Fátima Oliveira  
    e023038
    Visualizações do artigo: 437    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2164
  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

    Andréia Kornowski Barraz   Eliane Gonçalves dos Santos  
    e023039
    Visualizações do artigo: 194    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325
  • DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM FRAÇÕES

    Marina Fonseca Ramos   Fairuz Cunha Daoud   Héctor José García Mendoza  
    e023040
    Visualizações do artigo: 359    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2378
  • O PAPEL DOS MONITORES NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

    Bruno Carneiro de Andrade   Eloisa Maia Vidal  
    e023049
    Visualizações do artigo: 494    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2384
  • A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no período de 2012 a 2021

    Maria Cristina Afonso Ferreira   Maria de Fátima Matos de Souza  
    e023050
    Visualizações do artigo: 287    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2338
  • ESPAÇOS FORMATIVOS E DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para a escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista

    Chiara Maria Seidel Luciano Dias   Edna Lopes Hardoim   Rafael Arruda  
    e023051
    Visualizações do artigo: 400    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2174
  • UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em “tempos insatisfatórios”

    Claudio Nascimento da Costa   Dinair Leal da Hora   Ney Cristina Monteiro de Oliveira  
    e023052
    Visualizações do artigo: 199    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2462
  • PROTAGONISMO DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AMAZÔNICAS NO ENSINO DE ARTES NA/PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: quando o seu ouvir, ver e fazer (in)surge

    Dalila Marques Lemos   Leila Adriana Baptaglin  
    e023053
    Visualizações do artigo: 312    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2336
  • CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

    Edmila Silva de Oliveira   Germinio José da Silva Junior   Denise Aparecida Brito Barreto  
    e023055
    Visualizações do artigo: 346    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2395
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a política de bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão

    Ednaldo dos Reis Santos   Patrícia Rosa Santana Guzmán   Angelo Rodrigo Bianchini  
    e023056
    Visualizações do artigo: 978    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2420
  • EXISTE UM CORPO PADRÃO?: percepções de alunos sobre a atuação profissional de uma professora de Educação Física com deficiência física

    Fabrício de Paula Santos   Marco Antônio Melo Franco  
    e023057
    Visualizações do artigo: 361    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2387
  • O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DE SALVADOR: uma análise exploratória em busca de fatores preditivos

    Fernanda Calheiros   Viviane Florentino de Melo   Amanda Amantes  
    e023058
    Visualizações do artigo: 207    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2176
  • PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO BÁSICA: estabelecendo pontes entre as etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio

    Gilvan Charles Cerqueira de Araújo   Tiago Fernandes Rufo  
    e023059
    Visualizações do artigo: 874    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2419
  • LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações

    Missilene Silva Barreto   Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues  
    e023060
    Visualizações do artigo: 212    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2433
  • A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XX

    Francisco das Chagas Silva Souza   Francisco Vieira da Silva   Francisca Geise Varela Costa Costa  
    e023061
    Visualizações do artigo: 1168    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2334
  • A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ATIVIDADES COTIDIANAS: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental

    Pamela Buzanello Figueiredo Rossi   Carolina Buso Dornfeld  
    e023062
    Visualizações do artigo: 225    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2458
  • ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ICOENSES NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980

    Paulo Rogério de Lima   Silvia Maria Nóbrega-Therrien  
    e023063
    Visualizações do artigo: 177    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2329
  • TDIC E EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática pedagógica

    Raquel Moreira dos Santos   Erika dos Santos Cazuza   Felipe Aleixo  
    e023064
    Visualizações do artigo: 4082    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2528
  • ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: padrões em dissertações de programa de pós-graduação de excelência

    Ivo Batista Conde   Scarlett O’hara Costa Carvalho  
    e023065
    Visualizações do artigo: 293    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2512
  • A ESCOLA QUE FREQUENTAMOS: um passado de silêncio, preconceito e violência LGBTQIA+

    Jarles Lopes de Medeiros  
    e023066
    Visualizações do artigo: 302    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2524
  • INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: um estudo sobre as estratégias didáticas de duas professoras em Floriano – PI

    Isabel Luiza Sandes Monteiro de Sousa   Célia Camelo de Sousa   Maria Aparecida Alves da Costa  
    e023067
    Visualizações do artigo: 254    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2525
  • VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE

    Erbio dos Santos Silva   Waldir Ferreira de Abreu   Maria Francisca Ribeiro Correa  
    e023068
    Visualizações do artigo: 129    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2392
  • DO ESTADO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS: mudanças de paradigma na política educacional escolar indígena brasileira

    Kasandra Conceição Castro de Sousa   Rita de Cássia Gonçalves  
    e023069
    Visualizações do artigo: 274    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2350
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

    Adriana Oliveira dos Santos Siqueira   Luis Claudio Machado Ferreira   José Moisés Nunes da Silva  
    e023070
    Visualizações do artigo: 685    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2492
  • NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará

    Adriana Schneider Muller Konzen   Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira   Jean Mac Cole Tavares Santos  
    e023071
    Visualizações do artigo: 368    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2526
  • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso de recursos educacionais digitais (REDs)

    Luciana dos Santos   Cássia Geciauskas Sofiato  
    e023072
    Visualizações do artigo: 1801    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2517
  • MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático

    Suellen Pammela Costa Matos   Andréa Saldanha Pinheiro Coelho   Susy de Sousa Canuto Silva  
    e023073
    Visualizações do artigo: 353    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2527
  • EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

    Bruno de Oliveira Sales Mota   Geandra Cláudia Silva Santos  
    e023074
    Visualizações do artigo: 182    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2522
  • A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

    Antonia Kecya França Moita Costa   Iza Maria Coelho Moita   Leonardo Emanuel de Oliveira Costa  
    e023075
    Visualizações do artigo: 597    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2523
  • A BRINQUEDOTECA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos   Roberta Garcia de Oliveira Gonçalves  
    e023077
    Visualizações do artigo: 3489    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2457
  • TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS PURUBORÁ, SURUÍ E APURINÃ EM UMA INSTITUIÇÃO AMAZÔNICA

    Shyrley de Almeida Alves   Maria Ivonete Barbosa Tamboril  
    e023078
    Visualizações do artigo: 269    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2426
  • OS DESAFIOS DO GESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: entre as determinações legislativas e as demandas do cotidiano

    Amélia Escotto do Amaral Ribeiro   Marli Stuart Araújo  
    e023079
    Visualizações do artigo: 502    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2491
  • O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO CONTEXTO MUNICIPAL

    Juliana Matos Martins   Antônia do Socorro Pena da Gama  
    e023080
    Visualizações do artigo: 279    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2519
  • O PODCAST “ENGENHARIA DE QUÊ?”: Reflexões possíveis sobre o uso das Tecnologias de Informação para a formação profissional do Engenheiro

    Morgana Timbó Lima   Adriana Eufrásio Braga   Danilo Alves Barroso  
    e023081
    Visualizações do artigo: 182    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2516
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA E A EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E PAULO FREIRE

    Rita de Cassia Quintela da Silva   Edite Maria da Silva de Faria  
    e023082
    Visualizações do artigo: 810    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2515

Resenha

  • AS VÍSCERAS DA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA

    Camila Ferreira da Silva   Rodrigo de Macedo Lopes  
    e023007
    Visualizações do artigo: 198    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2104
  • SÍNTESE REFLEXIVA EM PESQUISA EDUCACIONAL: epistemologias e métodos em Gamboa

    Ana Carolina Braga de Sousa   Arliene Stephanie Menezes Pereira   Lia Machado Fiuza Fialho  
    e023037
    Visualizações do artigo: 223    
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2332
  • OS BENEDITINOS NA AMÉRICA PORTUGUESA

    Daniel Longhini Vicençoni   Alessandro Santos da Rocha  
    e023054
    Visualizações do artigo: 151    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2370
  • INTERLOCUÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM PERSPECTIVA SOCIAL

    Clécio Leonardo Mendes Araújo  
    e023076
    Visualizações do artigo: 209    
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2333