v. 13 (2023)

					Visualizar v. 13 (2023)
Publicado: 2023-01-10

Conferência

  • A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA INSTITUIR O CONHECIMENTO COMO COMUM

    Rosimeri de Oliveira Dias
    e023083
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2558

Dossiê

Artigos

  • EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: produção da pós-graduação brasileira (2000-2020)

    Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
    e023001
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1745
  • ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: dilemas e desafios na Baixada Fluminense

    Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori, Daniel Alves da Silva
    e023002
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2175
  • UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

    José Ricardo e Souza Mafra, Pedro Franco de Sá
    e023003
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1981
  • O NEGRO E A EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: entre a lei e a realidade (1822-1889)

    Marco Antônio de Oliveira Gomes, Mônica Vasconcelo, Crislaine Aparecida Pita
    e023004
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2201
  • PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química

    Maria das Graças Cleophas, Everton Bedin
    e023005
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145
  • UMA VIAGEM PELAS FUNÇÕES DO DELEGADO DE DISCIPLINA: um estudo realizado no ensino secundário de São Tomé e Príncipe

    António Joaquim Fernandes Ruas Coelho, Branca Margarida Miranda
    e023006
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1967
  • A PERCEPÇÃO DE CORPO DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PRIVADA EM SANTARÉM-PA: corporeidade em cena

    Franciellen Tapajós Ribeiro, Hergos Ritor Fróes de Couto
    e023008
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2059
  • POLÍTICA, EDUCAÇÃO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO

    Smile Golobovante, Clarice Melo, Alberto Damasceno
    e023009
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2061
  • A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM

    Eliana de Macedo Medeiros, Vera Lúcia Reis da Silva
    e023010
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113
  • DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

    Luciana Guimarães, Caroline Torres, Déborah Lima
    e023011
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1918
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    PATRÍCIA SÁ BATISTA COIMBRA, Edilan de Sant Ana Quaresma
    e023012
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1728
  • ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021

    Rita Florêncio Rocha Kasahara, Pedro Franco de Sá
    e023013
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861
  • DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS

    George Christ Caraveo, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Nunes
    e023014
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126
  • BIOMAS BRASILEIROS: uma investigação acerca das fragilidades de seu ensino e aprendizagem

    Débora Velasque de Souza, Fernando Icaro Jorge Cunha, Ailton Jesus Dinardi
    e023015
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2106
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: uma revisão sistemática

    Juliana Santos do Rosário, Marinalva Lopes Ribeiro
    e023016
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2110
  • OS JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Denise Nascimento, Vanuza Martins Lara, Melanie Kaline Truquete
    e023017
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1965
  • O DESVELAR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

    Francisco Jucivânio Félix de Sousa, José Claudio Del Pino
    e023018
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2140
  • PEDAGOGIA DE MASSAS DO NEOCONSERVADORISMO

    José Eustáquio Romão
    e023019
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2213
  • “A VIDA NÃO É UMA CARREIRA”: confluências pedagógicas para uma prática educativa ecológica

    Djavan Antério, Mariana Fernandes
    e023020
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2132
  • A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM ÁLGEBRA LINEAR

    Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
    e023021
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2135
  • TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Como enfrentamos os obstáculos?

    Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, ELCIO SCHUHMACHER
    e023022
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2205
  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: avanços e desafios em uma universidade pública na Amazônia

    Helana Miranda da Cruz Gomes, Tania Suely Azevedo Brasileiro, Luís Alípio Gomes
    e023023
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2226
  • O TRABALHO DOCENTE E A CONDIÇÃO DE PROLETARIZAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS: necessidades e perspectivas

    Priscila Olindo Alves, Marcela de Moraes Agudo
    e023024
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2171
  • O PROCESSAMENTO SENSORIAL E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

    Joycy Beatriz Moreira Maia, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
    e023025
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2320
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE DOCENTES DO IFSC

    Bárbara Colossi Felippe, Salete Valer
    e023026
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1953
  • CONDUTAS DE RISCO: UMA RESPOSTA SUBJETIVA DO ADOLESCER CONTEMPORÂNEO

    Pâmela Súelli da Motta Esteves
    e023027
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2322
  • O “NÃO LUGAR” DO “CORPO TRAVESTI” NO “CORPO DISCENTE” DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NA AMAZÔNIA NORTISTA

    Damião Rocha, Jessika Villalon Sousa Cruz
    e023028
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2119
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

    Lucas Henrique da Costa Menezes, Maria Rosangela Soares
    e023029
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210
  • ÉTICA NA DOCÊNCIA: revisão de literatura

    Méris Nelita Fauth Bertin, Jefferson Mainardes
    e023030
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2353
  • TECNOLOGIAS E SALAS DE AULA, UMA PERSPECTIVA DO ALVORECER DO SÉCULO XXI: características e enquadramento da tecnologia, um olhar crítico

    Fabiano Pereira dos Santos, Fabiane Maia Garcia
    e023031
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2129
  • ENTRAVES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRN

    Jonathan Alves Martins, Andréia da Silva Quintanilha Sousa
    e023032
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2371
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: percepções de acadêmicas(os) do PARFOR em um município paraense

    Lana Claudia Macedo da Silva, João Luiz da Silva Lopes
    e023033
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1696
  • ASPECTOS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DA LIDERANÇA ESCOLAR CONCEITUALIZAÇÕES E MODELOS

    Carolina Yelicich
    e023034
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2040
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENÁRIO DE INCERTEZAS: subjetivações para (re)existências

    Elza Margarida de Mendonça Peixoto
    e023035
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2346
  • A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente

    Sirley Leite Freitas, Moisés José Rosa de Souza, Joab Da Silva Lima
    e023036
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386
  • A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2009 e 2021

    Juliana de Mello Moraes, Claudinete de Fátima Oliveira
    e023038
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2164
  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

    Andréia Kornowski Barraz, Eliane Gonçalves dos Santos
    e023039
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325
  • DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM FRAÇÕES

    Marina Fonseca Ramos, Fairuz Cunha Daoud, Héctor José García Mendoza
    e023040
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2378
  • O PAPEL DOS MONITORES NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

    Bruno Carneiro de Andrade, Eloisa Maia Vidal
    e023049
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2384
  • A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no período de 2012 a 2021

    Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza
    e023050
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2338
  • ESPAÇOS FORMATIVOS E DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para a escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista

    Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Edna Lopes Hardoim, Rafael Arruda
    e023051
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2174
  • UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em “tempos insatisfatórios”

    Claudio Nascimento da Costa, Dinair Leal da Hora , Ney Cristina Monteiro de Oliveira
    e023052
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2462
  • PROTAGONISMO DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AMAZÔNICAS NO ENSINO DE ARTES NA/PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: quando o seu ouvir, ver e fazer (in)surge

    Dalila Marques Lemos, Leila Adriana Baptaglin
    e023053
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2336
  • CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

    Edmila Silva de Oliveira, Germinio José da Silva Junior, Denise Aparecida Brito Barreto
    e023055
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2395
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a política de bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão

    Ednaldo dos Reis Santos, Patrícia Rosa Santana Guzmán, Angelo Rodrigo Bianchini
    e023056
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2420
  • EXISTE UM CORPO PADRÃO?: percepções de alunos sobre a atuação profissional de uma professora de Educação Física com deficiência física

    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    e023057
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2387
  • O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DE SALVADOR: uma análise exploratória em busca de fatores preditivos

    Fernanda Calheiros, Viviane Florentino de Melo, Amanda Amantes
    e023058
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2176
  • PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO BÁSICA: estabelecendo pontes entre as etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio

    Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Tiago Fernandes Rufo
    e023059
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2419
  • LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações

    Missilene Silva Barreto, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
    e023060
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2433
  • A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XX

    Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa Costa
    e023061
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2334
  • A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ATIVIDADES COTIDIANAS: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental

    Pamela Buzanello Figueiredo Rossi, Carolina Buso Dornfeld
    e023062
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2458
  • ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ICOENSES NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980

    Paulo Rogério de Lima, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    e023063
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2329
  • TDIC E EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática pedagógica

    Raquel Moreira dos Santos, Erika dos Santos Cazuza, Felipe Aleixo
    e023064
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2528
  • ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: padrões em dissertações de programa de pós-graduação de excelência

    Ivo Batista Conde, Scarlett O’hara Costa Carvalho
    e023065
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2512
  • A ESCOLA QUE FREQUENTAMOS: um passado de silêncio, preconceito e violência LGBTQIA+

    Jarles Lopes de Medeiros
    e023066
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2524
  • INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: um estudo sobre as estratégias didáticas de duas professoras em Floriano – PI

    Isabel Luiza Sandes Monteiro de Sousa, Célia Camelo de Sousa , Maria Aparecida Alves da Costa
    e023067
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2525
  • VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE

    Erbio dos Santos Silva, Waldir Ferreira de Abreu, Maria Francisca Ribeiro Correa
    e023068
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2392
  • DO ESTADO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS: mudanças de paradigma na política educacional escolar indígena brasileira

    Kasandra Conceição Castro de Sousa, Rita de Cássia Gonçalves
    e023069
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2350
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

    Adriana Oliveira dos Santos Siqueira; Luis Claudio Machado Ferreira; José Moisés Nunes da Silva
    e023070
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2492
  • NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará

    Adriana Schneider Muller Konzen, Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Jean Mac Cole Tavares Santos
    e023071
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2526
  • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso de recursos educacionais digitais (REDs)

    Luciana dos Santos, Cássia Geciauskas Sofiato
    e023072
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2517
  • MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático

    Suellen Pammela Costa Matos, Andréa Saldanha Pinheiro Coelho, Susy de Sousa Canuto Silva
    e023073
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2527
  • EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

    Bruno de Oliveira Sales Mota, Geandra Cláudia Silva Santos
    e023074
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2522
  • A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

    Antonia Kecya França Moita Costa, Iza Maria Coelho Moita, Leonardo Emanuel de Oliveira Costa
    e023075
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2523
  • A BRINQUEDOTECA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos, Roberta Garcia de Oliveira Gonçalves
    e023077
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2457
  • TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS PURUBORÁ, SURUÍ E APURINÃ EM UMA INSTITUIÇÃO AMAZÔNICA

    Shyrley de Almeida Alves, Maria Ivonete Barbosa Tamboril
    e023078
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2426
  • OS DESAFIOS DO GESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: entre as determinações legislativas e as demandas do cotidiano

    Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Marli Stuart Araújo
    e023079
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2491
  • O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO CONTEXTO MUNICIPAL

    Juliana Matos Martins, Antônia do Socorro Pena da Gama
    e023080
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2519
  • O PODCAST “ENGENHARIA DE QUÊ?”: Reflexões possíveis sobre o uso das Tecnologias de Informação para a formação profissional do Engenheiro

    Morgana Timbó Lima, Adriana Eufrásio Braga, Danilo Alves Barroso
    e023081
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2516
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA E A EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E PAULO FREIRE

    Rita de Cassia Quintela da Silva, Edite Maria da Silva de Faria
    e023082
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2515

Resenha

  • AS VÍSCERAS DA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA

    Camila Ferreira da Silva, Rodrigo de Macedo Lopes
    e023007
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2104
  • SÍNTESE REFLEXIVA EM PESQUISA EDUCACIONAL: epistemologias e métodos em Gamboa

    Ana Carolina Braga de Sousa, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Lia Machado Fiuza Fialho
    e023037
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2332
  • OS BENEDITINOS NA AMÉRICA PORTUGUESA

    Daniel Longhini Vicençoni, Alessandro Santos da Rocha
    e023054
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2370
  • INTERLOCUÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM PERSPECTIVA SOCIAL

    Clécio Leonardo Mendes Araújo
    e023076
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2333