v. 13 (2023)

					Visualizar v. 13 (2023)
Publicado: 2023-01-10

Conferência

  • A PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA E A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA INSTITUIR O CONHECIMENTO COMO COMUM

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2558
    Rosimeri de Oliveira Dias
    e023083

Dossiê

Artigos

  • EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: produção da pós-graduação brasileira (2000-2020)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1745
    Fabrício Santos Dias de Abreu, Patrícia Lima Martins Pederiva
    e023001
  • ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: dilemas e desafios na Baixada Fluminense

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2175
    Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori, Daniel Alves da Silva
    e023002
  • UMA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1981
    José Ricardo e Souza Mafra, Pedro Franco de Sá
    e023003
  • O NEGRO E A EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: entre a lei e a realidade (1822-1889)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2201
    Marco Antônio de Oliveira Gomes, Mônica Vasconcelo, Crislaine Aparecida Pita
    e023004
  • PROFESSORES, VAMOS ESCAPAR DA SALA? usando o escape room como ferramenta didática no ensino de química

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2145
    Maria das Graças Cleophas, Everton Bedin
    e023005
  • UMA VIAGEM PELAS FUNÇÕES DO DELEGADO DE DISCIPLINA: um estudo realizado no ensino secundário de São Tomé e Príncipe

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1967
    António Joaquim Fernandes Ruas Coelho, Branca Margarida Miranda
    e023006
  • A PERCEPÇÃO DE CORPO DE ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA PRIVADA EM SANTARÉM-PA: corporeidade em cena

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2059
    Franciellen Tapajós Ribeiro, Hergos Ritor Fróes de Couto
    e023008
  • POLÍTICA, EDUCAÇÃO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2061
    Smile Golobovante, Clarice Melo, Alberto Damasceno
    e023009
  • A PERCEPÇÃO DE SER DOCENTE DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UFAM

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113
    Eliana de Macedo Medeiros, Vera Lúcia Reis da Silva
    e023010
  • DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1918
    Luciana Guimarães, Caroline Torres, Déborah Lima
    e023011
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1728
    PATRÍCIA SÁ BATISTA COIMBRA, Edilan de Sant Ana Quaresma
    e023012
  • ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE VETORES COM EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA NO PERÍODO DE 2010-2021

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1861
    Rita Florêncio Rocha Kasahara, Pedro Franco de Sá
    e023013
  • DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2126
    George Christ Caraveo, José Carlos de Souza Pereira, José Messildo Nunes
    e023014
  • BIOMAS BRASILEIROS: uma investigação acerca das fragilidades de seu ensino e aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2106
    Débora Velasque de Souza, Fernando Icaro Jorge Cunha, Ailton Jesus Dinardi
    e023015
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2110
    Juliana Santos do Rosário, Marinalva Lopes Ribeiro
    e023016
  • OS JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1965
    Denise Nascimento, Vanuza Martins Lara, Melanie Kaline Truquete
    e023017
  • O DESVELAR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2140
    Francisco Jucivânio Félix de Sousa, José Claudio Del Pino
    e023018
  • PEDAGOGIA DE MASSAS DO NEOCONSERVADORISMO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2213
    José Eustáquio Romão
    e023019
  • “A VIDA NÃO É UMA CARREIRA”: confluências pedagógicas para uma prática educativa ecológica

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2132
    Djavan Antério, Mariana Fernandes
    e023020
  • A IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS EM ÁLGEBRA LINEAR

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2135
    Renan Marcelo da Costa Dias, João Cláudio Brandemberg
    e023021
  • TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Como enfrentamos os obstáculos?

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2205
    Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, ELCIO SCHUHMACHER
    e023022
  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: avanços e desafios em uma universidade pública na Amazônia

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2226
    Helana Miranda da Cruz Gomes, Tania Suely Azevedo Brasileiro, Luís Alípio Gomes
    e023023
  • O TRABALHO DOCENTE E A CONDIÇÃO DE PROLETARIZAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS: necessidades e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2171
    Priscila Olindo Alves, Marcela de Moraes Agudo
    e023024
  • O PROCESSAMENTO SENSORIAL E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2320
    Joycy Beatriz Moreira Maia, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
    e023025
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE DOCENTES DO IFSC

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1953
    Bárbara Colossi Felippe, Salete Valer
    e023026
  • CONDUTAS DE RISCO: UMA RESPOSTA SUBJETIVA DO ADOLESCER CONTEMPORÂNEO

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2322
    Pâmela Súelli da Motta Esteves
    e023027
  • O “NÃO LUGAR” DO “CORPO TRAVESTI” NO “CORPO DISCENTE” DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA NA AMAZÔNIA NORTISTA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2119
    Damião Rocha, Jessika Villalon Sousa Cruz
    e023028
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2210
    Lucas Henrique da Costa Menezes, Maria Rosangela Soares
    e023029
  • ÉTICA NA DOCÊNCIA: revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2353
    Méris Nelita Fauth Bertin, Jefferson Mainardes
    e023030
  • TECNOLOGIAS E SALAS DE AULA, UMA PERSPECTIVA DO ALVORECER DO SÉCULO XXI: características e enquadramento da tecnologia, um olhar crítico

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2129
    Fabiano Pereira dos Santos, Fabiane Maia Garcia
    e023031
  • ENTRAVES, MUDANÇAS E CONTINUIDADES NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFRN

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2371
    Jonathan Alves Martins, Andréia da Silva Quintanilha Sousa
    e023032
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: percepções de acadêmicas(os) do PARFOR em um município paraense

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1696
    Lana Claudia Macedo da Silva, João Luiz da Silva Lopes
    e023033
  • ASPECTOS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DA LIDERANÇA ESCOLAR CONCEITUALIZAÇÕES E MODELOS

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2040
    Carolina Yelicich
    e023034
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENÁRIO DE INCERTEZAS: subjetivações para (re)existências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2346
    Elza Margarida de Mendonça Peixoto
    e023035
  • A (RE)CONSTRUÇÃO DA ESCOLA: proposições por uma educação desenvolvente

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2386
    Sirley Leite Freitas, Moisés José Rosa de Souza, Joab Da Silva Lima
    e023036
  • A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil entre 2009 e 2021

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2164
    Juliana de Mello Moraes, Claudinete de Fátima Oliveira
    e023038
  • CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2325
    Andréia Kornowski Barraz, Eliane Gonçalves dos Santos
    e023039
  • DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE EM FRAÇÕES

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2378
    Marina Fonseca Ramos, Fairuz Cunha Daoud, Héctor José García Mendoza
    e023040
  • O PAPEL DOS MONITORES NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2384
    Bruno Carneiro de Andrade, Eloisa Maia Vidal
    e023049
  • A implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Pará no período de 2012 a 2021

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2338
    Maria Cristina Afonso Ferreira, Maria de Fátima Matos de Souza
    e023050
  • ESPAÇOS FORMATIVOS E DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para a escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2174
    Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Edna Lopes Hardoim, Rafael Arruda
    e023051
  • UNIVERSIDADE JUSTA: aproximações entre a educação e o sentido de justiça em “tempos insatisfatórios”

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2462
    Claudio Nascimento da Costa, Dinair Leal da Hora , Ney Cristina Monteiro de Oliveira
    e023052
  • PROTAGONISMO DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS AMAZÔNICAS NO ENSINO DE ARTES NA/PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: quando o seu ouvir, ver e fazer (in)surge

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2336
    Dalila Marques Lemos, Leila Adriana Baptaglin
    e023053
  • CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NAS INTERLOCUÇÕES COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2395
    Edmila Silva de Oliveira, Germinio José da Silva Junior, Denise Aparecida Brito Barreto
    e023055
  • AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: a política de bonificação regional na Universidade Federal do Maranhão

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2420
    Ednaldo dos Reis Santos, Patrícia Rosa Santana Guzmán, Angelo Rodrigo Bianchini
    e023056
  • EXISTE UM CORPO PADRÃO?: percepções de alunos sobre a atuação profissional de uma professora de Educação Física com deficiência física

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2387
    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    e023057
  • O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DE SALVADOR: uma análise exploratória em busca de fatores preditivos

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2176
    Fernanda Calheiros, Viviane Florentino de Melo, Amanda Amantes
    e023058
  • PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO BÁSICA: estabelecendo pontes entre as etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2419
    Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Tiago Fernandes Rufo
    e023059
  • LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2433
    Missilene Silva Barreto, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
    e023060
  • A EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO DO SÉCULO XX

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2334
    Francisco das Chagas Silva Souza, Francisco Vieira da Silva, Francisca Geise Varela Costa Costa
    e023061
  • A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ATIVIDADES COTIDIANAS: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2458
    Pamela Buzanello Figueiredo Rossi, Carolina Buso Dornfeld
    e023062
  • ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ICOENSES NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2329
    Paulo Rogério de Lima, Silvia Maria Nóbrega-Therrien
    e023063
  • TDIC E EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades na prática pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2528
    Raquel Moreira dos Santos, Erika dos Santos Cazuza, Felipe Aleixo
    e023064
  • ABORDAGEM QUALITATIVA EM PESQUISAS EDUCACIONAIS: padrões em dissertações de programa de pós-graduação de excelência

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2512
    Ivo Batista Conde, Scarlett O’hara Costa Carvalho
    e023065
  • A ESCOLA QUE FREQUENTAMOS: um passado de silêncio, preconceito e violência LGBTQIA+

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2524
    Jarles Lopes de Medeiros
    e023066
  • INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: um estudo sobre as estratégias didáticas de duas professoras em Floriano – PI

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2525
    Isabel Luiza Sandes Monteiro de Sousa, Célia Camelo de Sousa , Maria Aparecida Alves da Costa
    e023067
  • VIVÊNCIAS E SENTIDOS DAS INFÂNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA AMAZÔNIA PARAENSE

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2392
    Erbio dos Santos Silva, Waldir Ferreira de Abreu, Maria Francisca Ribeiro Correa
    e023068
  • DO ESTADO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS: mudanças de paradigma na política educacional escolar indígena brasileira

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2350
    Kasandra Conceição Castro de Sousa, Rita de Cássia Gonçalves
    e023069
  • O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: um estudo na Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2492
    Adriana Oliveira dos Santos Siqueira; Luis Claudio Machado Ferreira; José Moisés Nunes da Silva
    e023070
  • NOVO ENSINO MÉDIO: refletindo sobre o currículo das escolas do Ceará

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2526
    Adriana Schneider Muller Konzen, Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Jean Mac Cole Tavares Santos
    e023071
  • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso de recursos educacionais digitais (REDs)

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2517
    Luciana dos Santos, Cássia Geciauskas Sofiato
    e023072
  • MOVIMENTO NA INFÂNCIA: desenvolvimento e Educação Infantil com enfoque teórico-prático

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2527
    Suellen Pammela Costa Matos, Andréa Saldanha Pinheiro Coelho, Susy de Sousa Canuto Silva
    e023073
  • EXPRESSÕES AFETIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2522
    Bruno de Oliveira Sales Mota, Geandra Cláudia Silva Santos
    e023074
  • A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2523
    Antonia Kecya França Moita Costa, Iza Maria Coelho Moita, Leonardo Emanuel de Oliveira Costa
    e023075
  • A BRINQUEDOTECA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2457
    Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos, Roberta Garcia de Oliveira Gonçalves
    e023077
  • TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS PURUBORÁ, SURUÍ E APURINÃ EM UMA INSTITUIÇÃO AMAZÔNICA

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2426
    Shyrley de Almeida Alves, Maria Ivonete Barbosa Tamboril
    e023078
  • OS DESAFIOS DO GESTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: entre as determinações legislativas e as demandas do cotidiano

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2491
    Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Marli Stuart Araújo
    e023079
  • O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO CONTEXTO MUNICIPAL

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2519
    Juliana Matos Martins, Antônia do Socorro Pena da Gama
    e023080
  • O PODCAST “ENGENHARIA DE QUÊ?”: Reflexões possíveis sobre o uso das Tecnologias de Informação para a formação profissional do Engenheiro

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2516
    Morgana Timbó Lima, Adriana Eufrásio Braga, Danilo Alves Barroso
    e023081
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA E A EMANCIPAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES POSSÍVEIS ENTRE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS E PAULO FREIRE

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2515
    Rita de Cassia Quintela da Silva, Edite Maria da Silva de Faria
    e023082

Resenha

  • AS VÍSCERAS DA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2104
    Camila Ferreira da Silva, Rodrigo de Macedo Lopes
    e023007
  • SÍNTESE REFLEXIVA EM PESQUISA EDUCACIONAL: epistemologias e métodos em Gamboa

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2332
    Ana Carolina Braga de Sousa, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Lia Machado Fiuza Fialho
    e023037
  • OS BENEDITINOS NA AMÉRICA PORTUGUESA

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2370
    Daniel Longhini Vicençoni, Alessandro Santos da Rocha
    e023054
  • INTERLOCUÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE EM PERSPECTIVA SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v13i1.2333
    Clécio Leonardo Mendes Araújo
    e023076